Lisboa, 01 abr (Lusa) – O secretário de Estado da Energia e Inovação classifica como “um passo importante na criação de mais riqueza e de mercado na área das energias renováveis” o encontro de hoje de um grupo de trabalho luso-francês sobre mobilidade elétrica.
A reunião deste grupo de trabalho bilaterial, com representantes de empresas dos dois países, foi estabelecido pelos dois chefes de governo durante a última reunião realizada em Paris, em maio de 2010.
Hoje sob a presidência do ministro francês da Economia Eric Besson, que se encontra em Lisboa, e com a participação do secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, o grupo de trabalho luso-francês sobre a mobilidade elétrica reuniu-se para definir estratégias em matéria e mobiliário elétrico.
O objetivo, explicou à Lusa Carlos Zorrinho, é operacionalizar as decisões e definir eixos preferenciais de investimento.
“É um passo importante para se criar mais riqueza e mercado para a área das renováveis”, disse adiantando que Portugal e França têm vindo a fazer um trabalho conjunto nesta área.
Recentemente a Comissão Europeia propôs acabar até 2050 com os veículos convencionais a gasolina e a gasóleo nas cidades, no âmbito de um plano para tornar o setor dos transportes mais competitivo e menos poluente.
O trabalho desenvolvido por este grupo de dois países que “estão na linha da frente nesta área”, referiu, vai ao encontro destas diretrizes.
Em Portugal, referiu o secretário de Estado, as metas ainda são cautelosas definidas em 10 por cento do parque elétrico em 2020, mas “já existe uma grande evolução”.
Durante os próximos dois meses, 25 cidades portuguesas vão receber a visita de carros elétricos tipicamente citadinos para que as populações possam ter a experiência de uma condução ecológica e silenciosa.
Até ao final de maio, cada uma das 25 cidades que acolhe este 'road-show' em parceria com a MOBI.E, entidade coordenadora da Rede de Mobilidade Eléctrica, vai ter os pequenos automóveis à disposição durante dois dias.
Alem de Lisboa, os carros vão passar em abril por Cascais, Sintra, Loures, Almada, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Leiria, Santarém, Torres Vedras e Coimbra.
Em maio, será a vez de Aveiro, Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.