28 de abril de 2011

Lido no Público : Nuno Maló nomeado para Compositor Revelação 2011 dos Gold Spirit Awards


Nuno Maló, compositor da música de “Amália, O Filme”, é um dos nomeados para o Prémio Compositor Revelação do Ano 2011 dos Gold Spirit Awards.

O compositor português é um dos seis nomeados ao prémio que é anunciado durante a 7.ª edição do Festival Internacional de Música e Cinema de Ubeda, em Espanha, que acontece de 18 a 24 de Julho.

O nome de Nuno Maló, que venceu recentemente o prémio de Compositor Revelação do Ano da Associação dos Críticos de Música de Filmes, com sede em Los Angeles, surge ao lado de Trent Reznor, vencedor do Óscar deste ano na categoria de Banda Sonora Original (“A Rede Social”), do duo francês de música electrónica, os Daft Punk, do norte-americano Matthew Margesone, do espanhol Arnau Batallier e do turco Pinar Toprak.

Os Gold Spirit Awards foram instituídos em 2001 pela BSOSpirit, um site da Internet espanhol vocacionado para fãs de cinema e de composições para cinema destinados a reconhecer a importância da música na cinematografia. Desde 2002 que é possível a votação online no sítio.

O nome GoldSpirit é uma homenagem ao compositor norte-americano Jerry Goldsmith, juntando o seu nome ao da organização promotora dos prémios.

Nomeado para 17 Óscares, Jerry Goldsmith, nascido nos Estados Unidos em Fevereiro de 1929 e falecido em Junho de 2004, recebeu um Óscar em 1976 pela composição para o filme “The Omen”. Entre as várias bandas sonoras que compôs conta-se a da série “Caminho das Estrelas”.

Em comunicado, a Valentim de Carvalho congratula-se com a nomeação de Nuno Maló, considerando que “comprova a qualidade do seu trabalho em “Amália, o Filme””.