8 de abril de 2011

Lido no DN :Títulos pré-pagos para portagens da SCUT à venda para estrangeiros

Os CTT já começaram a comercializar os novos títulos pré-pagos para utilização por viaturas estrangeiras nas antigas SCUT e que prevêem três modalidades de pagamento.

Para o título válido por três dias, o custo único é de 20,62 euros, para as classes 1, 2 e 5, e não tem qualquer limite de utilização nas concessões Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, no período definido no momento da aquisição.

Disponível está também um título válido para cinco dias, para as mesmas classes, num valor de 10,62 euros, mas que funciona como uma espécie de carregamento, em que, nas datas definidas pelo utilizador, a cada passagem da viatura é descontado o valor do respectivo pórtico.

Está ainda prevista, segundo os CTT, a devolução do saldo no final deste período, caso exista, para a conta bancária associada à viatura. No aluguer dos dispositivos electrónicos para viaturas estrangeiras essa devolução não estava prevista.

Existe ainda um título expressamente definido para os utilizadores (galegos) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e que recorrem às antigas SCUT. Trata-se de um pré-pago válido para uma ou duas viagens "de ou para o aeroporto do Porto via a28 ou A41" e a "realizar nas datas contratadas", com o custo correspondente à respectiva viagem.

Segundo informação oficial dos CTT, a aquisição destes três títulos pode ser feita nas lojas dos correios ou no site da empresa, obrigando o cliente a associar à aquisição a matrícula da viatura, necessariamente estrangeira, para ser comparada pelo sistema de cobrança virtual sempre que detectada num pórtico da rede.

A utilização destes títulos pré-pagos, além dos utentes espanhóis, terá também como destinatário principal os emigrantes portugueses no centro da Europa. Isto porque este novo modelo de pagamento assenta na matrícula da viatura e não na nacionalidade do proprietário.