10 de abril de 2011

Museus: Museu de Portimão vence prémio alemão DASA do Mundo do Trabalho

Lisboa, 10 abr (Lusa) - O Museu de Portimão venceu a primeira edição do DASA - Prémio do Mundo do Trabalho 2011, atribuído no sábado em Dortmund, na Alemanha, disse à agência Lusa o diretor da estrutura museológica algarvia, José Gameiro.

O museu português foi distinguido como o melhor na área dos museus ligados ao trabalho, num galardão atribuído pelo DASA, o Museu do Mundo do Trabalho da Alemanha.

"É importantíssimo este reconhecimento do museu, numa visão ligada mais a uma perspetiva histórica. O Museu de Portimão já é um dos mais premiados em Portugal", congratulou-se José Gameiro.

O diretor do Museu de Portimão esteve em Dortmund, na Alemanha, onde terminou no sábado uma conferência internacional organizada pela Academia Europeia de Museus e pela Fundação Luigi Micheletti.

O museu algarvio estava nomeado para os prémios Micheletti para melhor museu industrial europeu do ano, mas acabou por ser distinguido na primeira edição de um novo galardão, o DASA.

O prémio Micheletti 2011 de melhor museu industrial europeu do ano foi entregue ao museu Industrial e Têxtil de Augsburg, da Alemanha.

O Museu de Portimão está instalado numa antiga fábrica de conservas e representa de forma pedagógica e didática a atividade conserveira naquele concelho algarvio.

Em 2010 foi distinguido com o prémio "Museu Conselho da Europa", que se junta a outro galardõe: prémio "Turismo de Portugal" em 2009 e uma menção honrosa na categoria "Melhor Museu Português", atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Integrado na Rede Portuguesa de Museus, este equipamento cultural resulta de um investimento de mais de 9,5 milhões de euros e mostra o património histórico, etnográfico e industrial da cidade.

Os espaços para exposições, auditório, oficina e laboratório de conservação e restauro e um centro de documentação e arquivo, dividem-se por uma área de cerca de 5.000 metros quadrados.