19 de abril de 2011

Arquitetura: Siza Vieira conquista prémio de Arquitetura do Douro com armazém de envelhecimento de vinhos


Vila Real, 18 abr (Lusa) – O arquiteto Siza Vieira ganhou hoje o prémio de Arquitetura do Douro, com o armazém de envelhecimento de vinho desenhado para a Quinta do Portal e instalado entre as vinhas da paisagem classificada pela UNESCO.

“É sempre muito agradável. Fica-se satisfeito. O ego eleva-se”, afirmou o arquiteto, logo após a entrega do prémio, em Vila Real.

Lançado em 2006 pela Estrutura de Missão do Douro (EMD), o concurso tem como objetivo estimular as boas práticas de arquitetura na paisagem classificada pela UNESCO em 2001.

Pretende ainda incentivar a excelência no ordenamento do território e na intervenção urbanística e arquitetónica em paisagens.

Com um investimento de quatro milhões de euros, o edifício de Siza Vieira foi inaugurado pelo primeiro-ministro a 06 de outubro de 2010 e abarca as três áreas de atividade da quinta, a vinha, vinificação e turismo.

Uma das grandes preocupações do arquiteto foi a integração e harmonização da estrutura na paisagem duriense, recorrendo por isso aos materiais usados no Douro, como o xisto, a pedra com que se fazem os muros de suporte dos socalcos, bem como a cortiça.

O edifício possui uma área de implantação de 2.050 metros quadrados e uma área de construção de 4.722 metros quadrados de betão e aço.

“É um edifício de trabalho sujeito a regras muito claras e a um programa. Com uma linha de desenvolvimento do projeto muito apoiada e no meio de um campo cultivado. Assim, no meio de uma paisagem maravilhosa. Quem faz a paisagem é sobretudo a agricultura”, salientou Siza Vieira.

O enólogo da Quinta do Portal, Paulo Coutinho, disse que o armazém permite ter as "condições ideais para um envelhecimento lento e adequado aos moscatéis e todas as categorias de vinho do Porto".

"É sem dúvida uma nova maneira de estar no armazenamento e envelhecimento de vinhos", frisou Paulo Coutinho.

O ambiente é "limpo e saudável" e há "a garantia de que o envelhecimento está a ser feito nas condições ideais".

Apesar de há mais de um século a família Mansilha se dedicar à produção de vinhos, a empresa "Quinta do Portal", que se estende pelos concelhos de Sabrosa e Alijó, foi constituída apenas em 1994, dedicando-se desde então aos vinhos do Porto, do Douro, Moscatel e espumantes.

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas à Adega do Vallado, da responsabilidade da “Mais e menos – Arquitetos Associados” e à Capela de Travassos, do arquiteto Paulo Moura, ambas localizadas no Peso da Régua.

O júri do prémio foi composto por representantes da EMD, da Direcção Regional de Cultura do Norte, do Turismo de Portugal, da Ordem dos Arquitetos e pelo arquiteto António Belém Lima.

Belém Lima venceu a última edição, com o Museu da Vila Velha, em Vila Real.