5 de abril de 2011

Portagens: Via Verde lança dispositivo temporário para veículos com matrícula estrangeira

Lisboa, 05 abr (Lusa) – A Via Verde lançou hoje o ‘Via Verde Visitors’, um dispositivo eletrónico temporário, que permite aos proprietários de veículos com matrícula estrangeira fazer o pagamento de portagens em todas as autoestradas portuguesas.

Estes identificadores podem ser alugados em qualquer loja Via Verde, explicou à Lusa fonte oficial da Via Verde.

Para alugar este equipamento, os condutores devem ter um cartão de débito e/ou crédito de um dos sistemas internacionais de pagamento (American Express, MasterCard ou Visa), emitido por uma entidade estrangeira, válido e aceite pela Via Verde Portugal.

A adesão a este serviço implica o pagamento de uma caução no valor de 27,50 euros, que é devolvido quando o cliente devolver o identificador.

O aluguer é válido durante um período máximo de 90 dias. Na primeira semana o condutor paga seis euros, um valor que baixa para 1,5 euros em cada uma das semanas seguintes.

A estes valores acrescem as taxas de portagem relativas aos percursos percorridos.

A Via Verde começou hoje a disponibilizar aos clientes descontos e isenções de portagens nas novas autoestradas com portagem, previstos na legislação em vigor.

A habilitação aos descontos e isenções está acessível aos clientes da Via Verde que preencham os requisitos legais para beneficiar daquele regime especial, através do site www.viaverde.pt, segundo a empresa.

Para a descriminação positiva nas portagens é necessário apresentar o documento único do automóvel ou o registo de propriedade do veículo que tem este dispositivo.

Em fevereiro, a Via Verde disse que recebeu 205 mil pedidos de discriminação positiva na cobrança de portagens nas antigas SCUT situadas exclusivamente no norte do país.

O Governo está a aguardar um parecer jurídico para saber, se por estar em gestão, pode fazer o decreto que falta para que as portagens nas SCUT (vias em custo para o utilizador) possam avançar.