20 de abril de 2011

Cinema:Realizador João Pedro Rodrigues no júri de dois prémios do Festival de Cannes


Lisboa, 20 abr (Lusa) – O realizador português João Pedro Rodrigues fará parte de um júri que vai decidir dois dos prémios da 64.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, a realizar-se entre 11 e 22 de maio, anunciou hoje a organização.

João Pedro Rodrigues partilhará o júri com o realizador francês Michel Gondry, a atriz e produtora francesa Julie Gayet, a realizadora e produtora austríaca Jessica Hausner e o realizador romeno Corneliu Porumboiu.

Este júri vai encarregar-se de escolher 3 de 16 obras enviadas por escolas e universidades de todo o mundo e selecionadas pela Cinéfondation – criada pelo Festival de Cannes em 1998 para “inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas internacionais”, segundo consta no sítio oficial do festival –, numa cerimónia a realizar-se a 20 de maio.

Entre os filmes selecionados está "A Viagem", curta-metragem escrita e realizada pelo português Simão Cayatte.

O mesmo júri vai ainda eleger a melhor curta-metragem desta edição do festival de cinema francês, a ser anunciada no dia 22, quando decorre a cerimónia de encerramento.

João Pedro Rodrigues teve já duas participações com filmes seus em edições anteriores de Cannes: “Odete” (2005) passou na Quinzaine des Réalisateurs e “Morrer como um homem” (2009) foi exibido na secção Un Certain Regard.

A participação portuguesa na 64.ª edição do Festival de Cannes integra ainda a curta-metragem "Nuvem", do realizador luso-suíço Basil da Cunha, que será exibida na Quinzena dos Realizadores.

Entretanto, a organização do Festival de Cinema de Cannes fechou também o júri da Palma de Ouro, que já se sabia ser presidido por Robert de Niro.

É composto por Martina Gusman (atriz e produtora argentina); Nansun Shi (produtor de Hong Kong/China); Uma Thurman (atriz norte-americana); Linn Ullmann (argumentista e crítica norueguesa); Olivier Assayas (realizador francês); Jude Law (ator britânico); Mahamat Saleh Haroun (realizador chadiano); e Johnnie To (realizador e produtor de Hong Kong/China).