19 de abril de 2011

Ténis: ATP - Frederico Gil sobe ao 64.º lugar e reforça condição de melhor português de sempre


Lisboa, 18 abr (Lusa) – Frederico Gil reforçou hoje a condição de melhor tenista português de sempre no “ranking” mundial, ao figurar na 64.ª posição, a mais alta que alguma vez um jogador luso alcançou.

Os 205 pontos somados no torneio de Monte Carlo, onde chegou aos quartos de final, permitiram a Frederico Gil subir 18 lugares na hierarquia, que continua a ser comandada pelo espanhol Rafael Nadal, que domingo se sagrou campeão do masters do principado pela sétima vez consecutiva.

À melhor prestação de um português num torneio da categoria “Masters 1000” (antigo super-9), Gil juntou agora a melhor posição de sempre. O anterior recorde, que também lhe pertencia, datava de 25 de maio de 2009, quando chegou ao 66.º posto.

Para lá dos números desportivos, o percurso em Monte Carlo, onde acabou eliminado pelo britânico Andy Murray, o número quatro mundial, permitiu a Frederico Gil merecer um cheque de 53.500 euros, verba que levou o português a superar a barreira do milhão de euros ganhos em prémios na carreira (1.023.848).

Em Monte Carlo, Gil começou nas qualificações (passou duas rondas) e só acabou nos quartos de final, depois de cinco vitórias consecutivas sem perder um “set”, a última das quais diante o 10.º jogador mundial, o francês Gael Monfils, que segunda-feira surge mesmo um lugar acima na tabela.

Frederico Gil viaja agora para Itália, onde disputará, a partir de terça-feira, o “challenger” de Nápoles, torneio em que defende o estatuto de primeiro favorito.

Entre a elite dos 10 melhores, a maior alteração foi protagonizada, pela negativa, pelo espanhol Fernando Verdasco, que foi desalojado do “top-10” (queda do oitavo para o 12.º posto), depois da efémera passagem em Monte Carlo (foi finalista em 2010 e eliminado agora à primeira).

No circuito feminino, cumpriu-se uma semana de “folga” no principal escalão, embora os acertos de contas tenham permitido, entre as 10 primeiras, a promoção de um lugar à chinesa Na Li, que subiu da sétima para a sexta posição da hierarquia, comandada pela dinamarquesa Caroline Wozniacki.

Michelle de Brito, que na última aparição no circuito, em meados de março, falhou o apuramento para o quadro principal de Miami (Florida), continua a ser a melhor portuguesa, embora tenha sofrido uma “queda” de 23 posições, figurando agora no 197.º posto.