8 de maio de 2011

Biodiversidade: Prémio distingue banco de batérias e pastagens a baixo custo

Lisboa, 08 mai (Lusa) – A criação de um dos maiores bancos de bactérias marinhas do mundo e uma mistura de sementes para a plantação de pastagens adequadas a solos e climas específicos são os projetos vencedores do prémio Bes Biodiversidade 2011.

“O nosso objetivo é licenciar uma biblioteca com 50 mil extratos de bactérias marinhas que será a maior em Portugal e uma das maiores de todo o mundo”, disse à Lusa Patrícia Calado, coordenadora científica da Bioalvo, empresa responsável pelo projeto Lusomar Extract.

Na prática, a empresa procede à colheita e caraterização de bactérias marinhas que disponibiliza depois às indústrias de biotecnologia.

“Se a indústria farmacêutica, cosmética, de detergentes, ou qualquer outra, precisa de um determinado composto de uma bactéria para elaborar um produto, nós temos para fornecer”, explica a responsável pela candidatura ao prémio.

Para além de responder à “tendência das pessoas para preferirem produtos naturais e com o mínimo possível de químicos”, a empresa pretende com este projeto “aumentar a quantidade de extratos de bactérias, que são desenvolvidos em cultura, sem necessitar de voltar a perturbar o ecossistema”, acrescenta.

A Fertiprado, responsável pela produção de sementes para pastagens que permitem produzir erva de melhor qualidade e de baixo custo, é outras das empresas distinguidas com o primeiro prémio.

“Escolhemos e misturamos as espécies mais adequadas ao tipo de solo e clima onde vão ser plantadas e com isso conseguimos melhorar a produção a mais baixo custo e potenciar a duração das pastagens”, explica Ana Barradas, responsável pela Divisão de Melhoramento e Experimentação da empresa.

As pastagens “biodiversas e ricas em leguminosas” têm sido desenvolvidas pela empresa nos últimos 20 anos e, para além de ocuparem terrenos de todo o país, “estão já a ser comercializadas para Espanha, Itália e Uruguai”, acrescenta.

O júri presidido por Nuno Ferrand, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), justificou a atribuição do primeiro prémio às duas empresas por terem apresentado projetos “inovadores” e que “representam um importante ganho para a valorização da biodiversidade em Portugal”.

Lançado em 2008 pelo Banco Espírito Santo em parceria com o CIBIO, o Prémio BES Biodiversidade atribui anualmente 75.000 euros para apoio a projetos e iniciativas inovadoras de investigação, conservação e gestão da diversidade biológica em Portugal.

Na edição 2011 são ainda distinguidos com menção honrosa os projetos ”Parque Aventura”, da empresa Lipor e “Recuperação do peixe-migrador da bacia hidrográfica do Douro - lampreia-marinha”, da empresa Planeta Vivo.

Os vencedores serão anunciados na segunda-feira, no BES Arte & Finança, numa cerimónia que contará com a presença da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e do presidente do BES, Ricardo Salgado.