31 de maio de 2011

Media: "Eles chegaram ao topo e não são doutores nem engenheiros" vence Grande Prémio de Jornalismo Económico

Lisboa, 31 mai (Lusa) – A jornalista Ana Rute Silva, do jornal Público, foi a vencedora da quinta edição do Prémio de Jornalismo Económico de 2011 com o trabalho “Eles chegaram ao topo e não são doutores nem engenheiros”, anunciou hoje a organização.

O trabalho conta a história de sucesso profissional de empresários sem formação académica superior, tendo a jornalista do Público ganho a mais alta distinção por parte do júri do prémio, vencendo simultaneamente a categoria de gestão de empresas e negócios.

Foram também premiados Alexandra Correia, jornalista da Visão com o artigo "A vida nas grandes barragens", na categoria sustentabilidade empresarial, e André Veríssimo e Paulo Moutinho, ambos do Jornal de Negócios, com o trabalho "Os resultados das empresas parecem sempre bons”, que venceram a categoria de mercados financeiros.

Esta é a quinta edição do Prémio de Jornalismo Económico, uma iniciativa conjunta da Universidade Nova de Lisboa e do Banco Santander Totta. Segundo a organização, o prémio tem o objetivo de "promover a qualidade da criação jornalística, distinguindo os melhores trabalhos de imprensa escrita e electrónica nas áreas de gestão de empresas e negócios, mercados financeiros e sustentabilidade empresarial, categoria que se estreia nesta edição".

O “Grande Prémio”, atribuído ao trabalho da jornalista Ana Rute Silva, tem um valor de 15 mil euros, e os restantes prémios, vencedores das respectivas áreas, o valor de 7.500 euros cada um.

Segundo a organização, nesta edição concorreram cerca de 60 trabalhos, que foram avaliados por um júri constituído por João Sàágua, presidente do júri e director da FCSH, José Rodrigues dos Santos, Sérgio Figueiredo, Francisco Sarsfield Cabral, José Albuquerque Tavares, Paulo Pinho e Luís Rochartre.

No ano passado, o artigo “PT é o Euromilhões para os acionistas”, da autoria dos jornalistas Anabela Campos, João Ramos e Nicolau Santos, do Jornal Expresso, foi o vencedor do "Grande Prémio" da quarta edição.