8 de maio de 2011

Gastronomia: Associação Empresarial Portuguesa quer levar marcas portuguesas ao mercado internacional

Cascais, 08 mai (Lusa) – A Associação Empresarial Portuguesa (AEP) quer levar as marcas portuguesas ao mercado internacional através do projeto “Compro o que é nosso”, com o objetivo de mostrar o que de melhor se faz em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Rosário Louro, representante da AEP, adiantou que o mercado internacional é “um passo importante que está para breve”.

“Em junho vamos iniciar um estudo de mercado pelas empresas para perceber a opinião delas e, caso seja positiva, será um impulso importante para a internacionalização”, disse.

Segundo a responsável, o objetivo da internacionalização é chegar aos público estrangeiros, mas também aos portugueses a residir no mundo.

“Queremos mostrar o que de melhor se faz em Portugal, os nossos produtos, as nossas marcas e valorizá-las”, sustentou Rosário Louro.

“Compro o que é nosso” é um projeto desenvolvido pela AEP desde 2006 que visa sensibilizar o público português a consumir marcas nacionais de forma a gerarem riqueza no país.

Até agora, já aderiram mais de 550 empresas que representam 2.000 marcas e um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros.

Um recente acordo com o Ministério da Agricultura vai permitir aumentar o número de empresas para mais de 600, não estando ainda estimado o número de marcas representadas e o volume de negócio a que corresponde.

O projeto vai ser apresentado hoje em Cascais no âmbito do “Slow Food”, cujo objetivo é valorizar os produtos orgânicos de origem portuguesa, sensibilizando a opinião pública para os benefícios gastronómicos, económicos e sociais do consumo de produtos produzidos em Portugal.

A iniciativa, que resulta de um trabalho dos alunos da Escola Superior de Hotelaria do Estoril, realiza-se durante o dia de hoje, das 11:00 às 19:00, no Mercado Municipal de Cascais.

O programa vai contar com "workshops" integrados que incluem palestras, demonstrações gastronómicas e degustações.

A “Slow Food” é uma organização internacional sem fins lucrativos que visa a preservação da satisfação do gosto, não só durante a degustação dos alimentos, mas também no processo da sua preparação.