20 de maio de 2011

Reino Unido: Dois portugueses integram programa de novos artistas da Royal Opera House

Lisboa, 19 mai (Lusa) - A soprano Susana Gaspar e o encenador Pedro Ribeiro foram selecionados para trabalhar na Royal Opera House, em Londres, no âmbito de um programa artístico destinado a novos talentos.

De acordo com o sítio oficial na internet da Royal Opera House, o programa artístico Jette Parker de 2011 arranca em setembro e contará com seis profissionais, entre os quais os dois portugueses.

Susana Gaspar, que estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, já participou nas óperas "Flauta Mágica", "La Serva Padrona", "Orfeo e Euridice", "Principezinho" e no ano passado integrou a ópera "La Bohéme", com a British Youth Opera.

Pedro Ribeiro é licenciado em Estudos Teatrais, tem o curso de encenação de ópera pela Fundação Calouste Gulbenkian e foi assistente de João Paulo Seara Cardoso.

Selecionados entre 45 candidaturas de 23 países, os dois portugueses vão integrar as produções teatrais da Royal Opera House durante os próximos dois anos, ao mesmo tempo que receberão formação.

Susana Gaspar irá estrear-se na Royal Opera House no papel de Barbarina, na ópera "As bodas de Fígaro", de Mozart.

Já Pedro Ribeiro será assistente dos encenadores da Royal Opera House nas óperas "La Traviata", "Don Giovanni", "Falstaff" "La bohème".

A estreia do encenador está marcada para outubro no espetáculo "Les Nuits d’été and Aurore", no qual estará também Susana Gaspar.