20 de maio de 2011

Cultura: Cineasta Luís Filipe Costa distinguido com o Prémio Consagração de carreira pela Sociedade Portuguesa de Autores

Lisboa, 19 mai (Lusa) – A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) comemora sexta-feira o seu 86.º aniversário distinguindo alguns dos seus cooperantes e entregando o Prémio de Consagração de Carreira ao realizador, romancista e radialista Luís Filipe Costa.

Nesta mesma cerimónia, que acontece na sede da SPA em Lisboa às 18:00, serão entregues os Prémios Pró-Autor, antecipando a comemoração do Dia do Autor Português, que se celebra no dia 22, por coincidir com um domingo, justifica a cooperativa num comunicado.

A SPA distingue este ano com Medalhas de Honra o dramaturgo, encenador e cenógrafo Hélder Costa, o jornalista António Tavares Teles, o compositor e intérprete José Mário Branco, o ator Rui Mendes, o poeta, compositor e guionista Nuno Nazareth Fernandes, a compositora e intérprete Maria Guinot, a teatróloga Yvette Centeno e o escritor Fernando Dacosta.

Estes galardões distinguem autores, “já em fase avançada da sua carreira criativa, que se têm destacado pela obra realizada”, refere a SPA.

Também serão entregues os Prémios Pró-Autor, que “consagram a ação de pessoas individuais e coletivas no tocante à difusão e dignificação do trabalho dos autores portugueses”.

Irão ser distinguidos com o Prémio Pró-Autor o Centro Cultural de Belém, o Festival de Cinema Fantasporto, o Teatro Experimental de Cascais, Ana Aranha pelo programa “À Volta dos Livros”, da RDP-Antena 1, o Jornal de Letras, o Correntes d'Escritas, encontro de escritores de línguas ibéricas que anualmente se realiza na Póvoa do Varzim, o maestro Álvaro Cassuto e a víúva do escritor Jorge de Sena, Mécia de Sena, que em 2009 entregou o espólio do autor de “O Banquete de Dionísos” à Biblioteca Nacional de Portugal.

No decorrer da cerimónia será conhecido o vencedor do Grande Prémio de Teatro Português SPA/Teatro Aberto 2011.

A peça “O Álbum de Família”, de Rui Hebron, foi a vencedora no ano passado deste galardão.