27 de maio de 2011

Comunidades: Governo anuncia entrada em execução do Netinvest três anos depois de ter sido lançado

Lisboa, 27 mai (Lusa) – O secretário de Estado das Comunidades anunciou hoje que entrou em execução o programa Netinvest, para captar investimento de empresários portugueses residentes no estrangeiro e fomentar as suas relações com empresas portuguesas, que vinha sendo anunciado desde 2008.

O programa arranca com uma dotação de 1,5 milhões de euros e “está finalmente em execução”, disse António Braga, referindo que, apesar das restrições orçamentais, o Governo assumiu-o como prioritário e, “neste contexto, foram oficialmente alocadas as verbas para que o projeto possa ser implementado de imediato”.

O Netinvest terá um portal que será o balcão de interlocução com os empresários da diáspora que, desde já, podem utilizar um endereço de e-mail, o netinvest@dgaccp.pt, para onde devem dirigir todas as questões relativamente ao modo de funcionamento do programa.

Questionado sobre o momento deste anúncio, a poucos dias de eleições legislativas, o governante sustentou que acontece porque “é o tempo oportuno quanto à consolidação do programa” e não por ser “um tempo eleitoral”.

Sobre a demora no início da execução do programa, que vem sendo anunciado desde final de 2008, António Braga argumentou que o Netinvest “cresceu na estrutura clássica da administração pública portuguesa e é um programa que faz uma rotura com procedimentos, relativamente à relação com a diáspora e nos relacionamento com as diferentes estruturas” para o qual “foi necessário construir caminhos que não existiam”.

O secretário de Estado referiu que esta é “a primeira política pública dirigida aos empresários da diáspora portuguesa que queiram investir em Portugal ou fazer parcerias com empresas portuguesas” para a sua internacionalização, fazendo, por exemplo, com que o produto dessas empresa, nomeadamente as PME, possa ser colocado nesses mercados.

“Não podemos perder um dia na possibilidade de poder encontrar parceiros que ajudem à internacionalização da economia portuguesa”, defendeu António Braga, considerando que “seria insensato que, terminado o caminho, não pudesse ser colocado à disposição dos portugueses, sobretudo os que estão no estrangeiro”.

Entre as primeiras ações previstas estão a implementação do Portal Netinvest, a realização de um trabalho de identificação e caraterização para saber a dimensão e abrangência destas comunidades e a preparação do fórum mundial de empresários que será realizado no Porto em novembro deste ano.

“Vivemos tempos de crise, difíceis, mas há condições para estes empresários poderem partilhar o crescimento e a internacionalização das empresa portuguesas”, sustentou o secretário de Estado das Comunidades, adiantando que o financiamento garantido, com verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para realizar em dois anos, pode aumentar se o programa tiver “a viabilidade e o reconhecimento esperado”.

António Braga comentou ainda a intenção do PSD, que no seu programa eleitoral diz que irá “reestruturar e substituir o programa Netinvest por um programa eficaz de promoção de parcerias e de negócios entre empresários de origem portuguesa”.

“Veremos quem vai ser Governo. Este programa está totalmente vocacionado para o fim que referi e quem for capaz de o melhorar, em que circunstâncias for, no poder ou na oposição, é bem vindo”, afirmou.