9 de maio de 2011

9 de Maio : dia da Europa


Dia da Europa : No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman". hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.


Este dia marca o começo da actual União Europeia e foi por esse motivo que na Cimeira de Milão de 1995 foi adoptado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.


Bandeira : a bandeira da Europa além de simbolizar a União Europeia representa também a unidade e a identidade da Europa.


O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.


As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.


Assim, a bandeira manter-se-á inalterada, independentemente dos futuros alargamentos da UE.


Hino : o hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.

No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.

Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adoptou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa.

Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados-Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.


Esta versão do hino europeu, foi gravada pelos sopros da Orquestra da Juventude da União Europeia sob a direcção de André Reichling, com arranjo de Herbert von Karajan. Gravação efectuada em 1994, no Teatro da Trindade, em Lisboa.