28 de maio de 2011

Ciência: Primeira enciclopédia científica online em português já pode ser consultada

Lisboa, 28 mai (Lusa) – A primeira enciclopédia científica online em língua portuguesa dirigida a professores e alunos dos ensinos básico e secundário já pode ser consultada e até ao final do ano reunirá cerca de mil entradas.

A WikiCiências, explicou à agência Lusa o editor-chefe da publicação e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, José Ferreira Gomes, contém o “léxico básico das disciplinas científicas do ensino básico e secundário, como a Matemática, a Biologia ou a Física”.

Depois de identificado o número de termos a recolher, entre 200 e 600 por cada disciplina, começaram a ser preparados textos com a colaboração de professores e investigadores do Ensino Superior.

“O modelo da WikiCiências é colaborativo e os artigos ficam com indicação do autor e do editor, quem aprovou, o que funciona como certificação do texto que é apresentado”, disse José Ferreira Gomes.

Neste momento, há 400 termos já publicados e 500 em processo de avaliação e melhoria.

“Lentamente iremos caminhar para alguns milhares de termos”, afirmou, acrescentando que até ao final do ano deverão estar disponíveis mil entradas na enciclopédia.

A WikiCiências é apresentada na segunda-feira em Lisboa, numa cerimónia em que serão entregues também os prémios Casa das Ciências 2011.

A Casa das Ciências é um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian para promoção da aprendizagem das ciências nos ensinos básico e secundário.

O prémio visa distinguir os materiais “cientificamente corretos e didaticamente mais relevantes” utilizados pelos professores nas aulas.

“Desafiámos os professores a partilharem os materiais que usam nas aulas. Fizemos a recolha ao longo de um ano e, de entre todos, cerca de cem, selecionámos os melhores”, explicou José Ferreira Gomes.

A enciclopédia está disponível em http://wikiciencias.casadasciencias.org.