17 de maio de 2011

Internet: Web provocou mudança radical nos hábitos das pessoas - Fundação para a Computação Científica


Lisboa, 17 mai (Lusa) – O presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) considera que a Internet provocou uma “mudança radical” nos hábitos das pessoas e, um dia antes da comemoração do Dia Mundial da Internet, alerta para os perigos futuros.

“Hoje em dia assistimos a um mundo onde as pessoas até uma certa idade têm que estar sempre ligadas à Internet para ler e-mail, para se atualizarem, para comunicarem com os amigos, para saberem onde é o restaurante onde querem ir”, sublinhou à Lusa Pedro Veiga, acrescentando que “houve uma mudança radical”.

Ligado à introdução da Internet em Portugal, Pedro Veiga conta que a “explosão” para o grande público só começou em 1995, já que a rede “esteve 10 anos no anonimato dos gabinetes dos investigadores”.

Entre as várias alterações que a Internet provocou, o presidente da FCCN assinala o facto de ter viabilizado “aquilo que muitas vezes se chama a convergência tecnológica – fusão das indústrias da informática, das telecomunicações e dos conteúdos – e, por exemplo, na área dos media, os jornais diminuíram imenso a sua tiragem em papel e passaram a ter uma presença na Internet”.

Também a indústria da música “teve uma alteração muito grande com o aparecimento do You Tube” e a pesquisa de informação com o Google, disse.

E as mudanças continuam a acontecer.

“Muita gente discute hoje se não terá sido o impacto da Internet e do que ela permite, nomeadamente com as redes sociais, que provocou os acontecimentos recentes no mundo árabe”, referiu.

O responsável, que foi na década de 80 um dos professores universitários que começaram a preocupar-se com as redes para efeitos de investigação e hoje preside o ramo português da Internet Society, uma organização que dinamiza a Internet a nível mundial, alerta para os perigos que a Net ainda enfrenta.

“Vejo alguns perigos à nossa frente como as tentativas de governos e grandes grupos económicos controlarem mais a Internet e isso vai limitar a liberdade de escolha das pessoas”, afirmou, adiantando não estar a referir-se “apenas a governos de países não democráticos”.

No final do ano passado, Portugal tinha 2,6 milhões de utilizadores de Internet em banda larga móvel e 2,1 milhões da Internet fixa, um número que tem vindo a crescer, registando-se um crescimento de 18,9 por cento em relação ao último trimestre de 2009.

O ADSL é a tecnologia de acesso à Internet mais usada, sendo utilizada por mais de metade da população, mas o modem cabo é o que apresenta maiores adesões.

O Dia Mundial da Internet foi instituído em 2006, idealizado pela Associação dos Utilizadores de Internet espanhola e com o aval das Nações Unidas para promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

Na mesma data serão celebrados, de forma conjunta, os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações, englobados no Dia Mundial da Sociedade da Informação.