20 de maio de 2011

Música: Revista Les Inrockuptibles elogia portugueses You Can't Win Charlie Brown


Lisboa, 20 mai (Lusa) - A revista francesa Les Inrockuptibles elogiou hoje o grupo português You Can't Win Charlie Brown, que edita no dia 30 o álbum "Chromatic", descrevendo a música como melancólica e luminosa.

Semanalmente a revista francesa dá destaque, na edição online, a cinco novos projetos musicais e esta semana entre os escolhidos estão os portugueses You Can't Win Charlie Brown.

O grupo editou em 2010 um EP, homónimo, e prepara-se para lançar o álbum de estreia que reúne 12 temas compostos maioritariamente por Afonso Cabral e Salvador Menezes, dois dos seis elementos da banda.

Para a Inrockuptibles, a música dos You Can't Win Charlie Brown tem ideias melódicas "geniais", "incrivelmente sensíveis, tão belas de chorar", e "arranjos grandiosos", dando como exemplos de aproximação musical nomes como Grizzly Bear, Bon Iver ou Fleet Foxes.

A publicação afirma que andou à procura do adjetivo certo para qualificar a música do grupo lisboeta, mas possivelmente só se encontrará "no mundo maravilhoso que eles criaram".

Dos You Can't Win Charlie Brown fazem parte os músicos Afonso Cabral, Salvador Menezes, Luís Costa, Tomás Sousa, João Gil (Diabo na Cruz e Julie & The Carkackers) e David Santos (Noiserv).

"Chromatic", que sairá pela editora independente Pataca Discos, tem produção de Mário Feliciano (Real Combo Lisbonense).

Este mês o grupo disponibilizou para audição e descarregamento gratuito na Internet os temas "Over the sun/Under the water", o primeiro single, e "I´ve benn lost", marcados por harmonias vocais e com a presença de guitarras acústicas, metalofones e uma linha rítmica a fazer lembrar os Animal Collective.

De "Chromatic" fazem parte ainda temas como "Green Grass #1", Euphemisms" e "An Ending", tema de mais de sete minutos que fecha o disco.

Na semana passada, o grupo esteve no Reino Unido para dois concertos em Londres e em Brigton, no Festival Great Escape.