20 de maio de 2011

Turismo: Estrangeiros gastaram mais 7% no primeiro trimestre - Banco de Portugal

Lisboa, 20 mai (lusa) – Os gastos em Portugal de turistas estrangeiros aumentaram sete por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo anterior, enquanto os dos portugueses cresceram 1,7 por cento, segundo dados do Banco de Portugal.

Os turistas estrangeiros geraram quase 1,3 milhões de euros em receitas, mais 83 milhões de euros (ou mais sete por cento) em relação ao mesmo período do ano passado.

Estes resultados traduziram num crescimento de 13,4 por cento do saldo (positivo) da balança turística, refletindo o aumento dos gastos dos turistas estrangeiros, com destaque para a França, Brasil e Estados Unido, sendo que o aumento de receitas no conjunto destes dois últimos países (mais 25,5 milhões de euros) equivaleu a quase um terço do crescimento no primeiro trimestre.

No entanto, segundo o Banco de Portugal, França foi naquele período o mercado que mais contribuiu em termos absolutos para o aumento das receitas (mais 17,5 milhões de euros), liderando também o crescimento nas dormidas (mais 40 mil) e no número de hóspedes.

O aumento de 3,3 por cento das dormidas de turistas estrangeiros no primeiro trimestre (mais 122 mil que em 2010, com destaque para a Rússia, Suécia e Brasil) mais do que compensou a redução ligeira de dormidas dos nacionais (-menos 0,4 por cento).