A Dra. Maria Adelaide da Silva Cristóvão assumiu hoje estas funções.
Nascida a 20 de Fevereiro de 1954, é licenciada em Filologia Românica (1979) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Literatura e Cultura Portuguesas (1990) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorada em Línguas e Literaturas Românicas : Português (2007) pela Universidade de Paris Ouest Nanterre La Defense (França).
Iniciou a sua carreira como docente do ensino secundário em 1975 ; concluiu a profissionalização em exercício para o magistério das disciplinas de Português e Francês em 1982, sendo actualmente docente com nomeação definitiva em quadro de escola. Exerceu o cargo de delegada da disciplina de Português (1984-1985 e 1985-1986) e foi membro do conselho directivo (1986-1987) da Escola Secundária Veiga Beirão, em Lisboa. De 1985 a 1988, leccionou a disciplina de cultura portuguesa para estrangeiros nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas e nos cursos de Formação de Professores de Português Língua Estrangeira do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Desde 1995, é leitora do Instituto Camões em França. Exerceu a sua missão nas Universidades da Picardia Jules Verne em Amiens e de Paris 8 Vincennes — Saint Denis e no Centro Cultural — Instituto Camões de Paris onde é coordenadora dos cursos de Português, desde 2001. Integrou a equipa de redacção do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, dirigida pelo Prof. Doutor Malaca Casteleiro, de 1988 a 1995. No âmbito da sua missão de leitora, tem colaborado na organização de actividades de promoção e de divulgação cultural, nomeadamente colóquios internacionais sobre temáticas e escritores de língua portuguesa.
É membro do CRILUS (Centro de Investigação Interdisciplinar sobre o Mundo Lusófono), da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense, desde 1998, e autora de publicações nas áreas da literatura e cultura de tradição oral e do ensino do português língua estrangeira.