19 de setembro de 2010

Defesa: Dia Nacional começa na segunda feira, mulheres obrigadas a comparecer pela primeira vez



Leiria, 19 set (Lusa) – A 7.ª edição do Dia da Defesa Nacional, que começa na segunda feira em seis centros de divulgação de todo o país, abrange 132 118 jovens e, pela primeira vez, as mulheres estão obrigadas a comparecer.

“Até agora, apenas os cidadãos do sexo masculino eram convocados; a partir deste ano, por esta forma, cumpre-se a igualdade de direitos e deveres, sem distinção de género, no que diz respeito às obrigações militares dos portugueses”, informa o Ministério da Defesa Nacional (MDN), explicando que a comparência é “um dever de todos os cidadãos nacionais, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completem 18 anos de idade e enquanto a mantenham”.

O Dia da Defesa Nacional, que se prolonga até 27 de maio de 2011, pretende sensibilizar os jovens para esta temática e divulgar o papel das Forças Armadas, no que o MDN designa de “jornada de cidadania”.


Aos participantes “são proporcionadas palestras sobre os valores da Defesa Nacional e as suas obrigações militares enquanto cidadãos portugueses, sobre o mundo castrense, as suas missões e organização”.

Os jovens têm ainda a “oportunidade de assistir à cerimónia do hastear e arriar da Bandeira Nacional e a filmes alusivos à Defesa Nacional e às Forças Armadas”, podendo igualmente “conhecer, assistir e até participar em actividades operacionais da unidade” onde vão comparecer.

Esta edição começa em seis centros de divulgação da Defesa Nacional: Vila Nova de Gaia (Regimento de Artilharia n.º 5), Ovar (Aeródromo de Manobra n.º 1), Monte Real (Base Aérea n.º 5), Beja (Regimento de Infantaria n.º 3), Terceira Lajes (Base Aérea n.º 4) e Ponta Delgada (Campo Militar de São Gonçalo).

A iniciativa inclui ainda os centros de Braga (Regimento de Cavalaria n.º 6), Vila Real (Regimento de Infantaria n.º 13), Santa Margarida (Quartel de Cavalaria da Brigada Mecanizada), Alfeite (Base Naval de Lisboa), Queluz (Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1) e Funchal (Regimento de Guarnição n.º 3).

De acordo com o MDN a comparência dos cidadãos é feita em grupos de cerca de 130 pessoas por centro, “sendo garantido a todos os jovens transporte, pequeno almoço e almoço, numa jornada em que serão acompanhados por oficiais devidamente preparados para os esclarecer sobre vários aspetos ligados às problemáticas da Defesa Nacional”.

Para assinalar a abertura da 7.ª edição do Dia da Defesa Nacional, o secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, marca presença segunda feira, a partir das 10:30, na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, concelho de Leiria.