21 de setembro de 2010

Bancos portugueses têm níveis de reputação acima da média mundial - Estudo

Lisboa, 20 set (Lusa) - Os quatro maiores bancos portugueses (CGD, BCP, BES e BPI) apresentam níveis de reputação superiores à média dos maiores bancos mundiais, de acordo com o Pulse 2010, um estudo conduzido pelo Reputation Institute junto de 72 instituições financeiras.

A CGD, o BCP, o BES e o BPI apresentam, no conjunto, um Índice de Reputação Pulse (IP) médio de 61,63, ao passo que os 72 maiores bancos mundiais examinados registam um IP médio de 61,07.

"Os resultados do Pulse 2010 para o sector bancário demonstram que a banca portuguesa é de facto consistente e reconhecida como tal pela opinião pública. Estes são dados muito positivos para as entidades avaliadas, como tal, deverão ser utilizados na gestão da sua imagem junto dos seus accionistas, investidores e clientes", disse em comunicado Pedro Cabrita Carneiro, responsável do Reputation Institute (RI) em Portugal.

De acordo com o estudo, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) é a entidade bancária portuguesa mais reputada, registando uma avaliação de 72,09, ou seja, um índice de reputação “forte” na escala do RI. O Banco Comercial Português (BCP) ocupa a segunda posição com um valor de 59,42, isto é, um IP “vulnerável”, o BPI com 57,87, IP “vulnerável” e o Banco Espírito Santo (BES) com 57,15, IP “vulnerável”.

No caso dos quatro maiores bancos portugueses estudados no Pulse 2010, Performance Financeira é a dimensão mais forte.

Segundo Pedro Cabrita Carneiro “este facto vai ao encontro das conclusões do RI. Temos verificado que existe uma forte correlação positiva entre uma boa performance financeira das organizações e os comportamentos de recomendação dos públicos alvo e, por conseguinte, os níveis de reputação".

Quanto às dimensões que apresentam um índice de reputação mais fraco, no caso concreto da CGD é Inovação, no BCP Governo de Sociedade e no BPI e BES Responsabilidade Social.

No total, foram avaliadas sete dimensões: Performance Financeira, Produtos e Serviços, Inovação, Ambiente de Trabalho, Governo de Sociedade, Responsabilidade Social e Visão e Liderança.

A nível mundial, o Sberbank, Rússia, foi o banco que registou um IP mais elevado, com 76,10 pontos, seguindo-se o Raiffeisen Group, Suíça, com 75,49, o VTB Bank, Rússia, com 74,63 e o State Bank of India, Índia, com 74,00.

Na Europa, o italiano Monte Dei Paschi Siena, alcançou uma pontuação de 69,25, o sueco Handelsbanken, 66,32, o espanhol La Caixa 65,64 e o UBI Banca, Itália, 65,11.