29 de setembro de 2010

Chipre: Mais de 1500 pessoas visitaram exposição sobre Descobrimentos Portugueses em Limassol


Lisboa, 28 Set (Lusa) – Mais de 1.500 pessoas visitaram já a exposição sobre Descobrimentos Portugueses em Limassol, sul do Chipre, uma mostra que até 27 de outubro enaltece a contribuição técnica de Portugal para a navegação nos séculos XV e XVI.

Iniciativa da Fundação Latinis e da Embaixada de Portugal em Nicosia, "Portugal, a window to the world" foi inaugurada a 17 de setembro e no primeiro fim de semana foi visitada por mais de 1.500 pessoas, disse à agência Lusa o embaixador de Portugal em Nicosia, Jacob de Carvalho.

A mostra exibe peças dos museus portugueses de arte antiga, marinha e militar e é a primeira de uma série dedicada à contribuição de diversos países europeus "para o estreitamento das relações entre povos e civilizações na sequência da expansão marítima portuguesa", refere a embaixada em nota.

Colaboram ainda na exposição o Ministério da Cultura de Chipre e o Instituto Camões.

“É uma exposição que procura realçar sobretudo a contribuição técnica de Portugal para este processo de globalização em que estamos envolvidos, a contribuição que Portugal deu nos séculos XV e XVI para a aproximação dos povos entre os cinco continentes”, disse à Lusa Jacob Carvalho.

As miniaturas de caravelas e outras embarcações da época disponibilizadas pelo Museu da Marinha para a mostra são as peças que estão a suscitar maior atenção, nomeadamente por parte dos jovens, estando previstas visitas de alunos de escolas cipriotas.

De acordo com o embaixador Jacob Carvalho, a exposição está a ter um importante "feedback", tendo merecido grande atenção por parte dos órgãos de comunicação social cipriotas.

"Pelos contactos com várias pessoas posso perceber que a exposição é do agrado geral e vai ao encontro das expetativas que [os cipriotas] tinham relativamente aos Descobrimentos Portugueses e àquilo que Portugal fez no século XVI", considerou.

Jacob Carvalho sublinhou que, apesar de em determinados níveis da sociedade do Chipre existir já "um conhecimento relativamente amplo" da actividade dos portugueses, o contributo técnico e científico dos portugueses para a cartografia e navegação deixou os cipriotas "admirados".

Em Chipre residem cerca de 100 portugueses, 40 dos quais são jogadores de futebol.

"Portugal, a window to the world" decorre no âmbito do Festival do Mar de Limassol, cidade turística do sul de Chipre