11 de setembro de 2010

Moda: Felipe Oliveira Baptista assume direção criativa da Lacoste sem niglegenciar marca própria

Lisboa, 11 set (Lusa) – O convite para assumir a direção criativa da marca Lacoste foi para o designer de moda português Felipe Oliveira Baptista um “enorme desafio” que quer superar sem negligenciar a marca que criou em nome próprio.

"A palavra de que me lembro é desafio. É um enorme desafio em todos os sentidos”, disse esta semana o designer de moda à Lusa, já enquanto diretor criativo da Lacoste.

“Terei de conciliar a Lacoste com a continuação da minha marca. O meu tempo vai ser dividido entre as duas, deverei dedicar três dias por semana à Lacoste e dois à minha marca”, contou.

À partida, uma marca de roupa de grande distribuição associada ao “sportswear” não tem nada em comum com as criações de Felipe Oliveira Baptista, que apresenta as suas coleções na semana da moda de Paris. Mas o designer de moda discorda.

“A Lacoste é diferente. Mas tem vários valores comuns com a minha marca: dinamismo, grafismo, utilização da cor. À partida parecem muito diferentes, mas não são”, afirmou, acrescentando que o trabalho na marca francesa é “um complemento e não competição”.

Os primeiros três dias na Lacoste têm sido “bastante intensos”: “Estou a inteirar-me de todo o processo, do histórico das minhas funções. Estou numa fase de estudo e absorção”, disse, não querendo adiantar que ideias tem para a marca.

Felipe Oliveira Baptista nasceu em Portugal, mas está radicado em Paris há mais de uma década.

“Onde estou agora é uma imagem do meu percurso. Estudei e trabalhei em quatro países diferentes. Quando comecei a minha marca facilitou estar em Paris, para conseguir internacionalizar a marca”, disse.

A coleção de Felipe Oliveira Baptista para a primavera/verão de 2011 é apresentada no dia 23 deste mês em Paris e em outubro no Porto, durante o Portugal Fashion.

A primeira coleção do português para a Lacoste será apresentada apenas daqui a um ano, já que será a da primavera/verão de 2012.