28 de setembro de 2010

A Ciberescola da Língua Portuguesa inicia hoje as suas «aulas»

A Ciberescola da Língua Portuguesa inicia hoje as suas «aulas», permitindo tirar dúvidas sobre o conhecimento da língua portuguesa

Trata-se de uma plataforma interactiva destinada a professores e a alunos que permite, através de registo, testar os conhecimentos em língua portuguesa.

Esta escola online disponibiliza exercícios para testar os conhecimentos de gramática, escrita e vocabulário, estando prevista a disponibilização de 1.400 exercício até ao final deste ano. Por agora estão acessíveis 250 exercícios.

Em declarações à agência Lusa, Ana Martins, coordenadora executiva do portal Ciberdúvidas, que é uma das entidades envolvidas no projecto, referiu que «professores e alunos podem aceder gratuitamente, através de um simples registo e não é preciso instalar nenhum software. Todos os exercícios interactivos foram feitos originalmente para esta plataforma».

No final dos exercícios se o aluno obtiver 75 por cento de respostas certas é lhe indicado que siga para o exercício seguinte. Nos casos em que a resposta estiver errada é apresentada a resposta correcta.

No sítio electrónico escola.ciberduvidas.pt estão para já disponíveis cerca de 250 exercícios, para os estudantes treinarem vários domínios da língua portuguesa, mas também para os docentes trabalharem em contexto de sala de aula, utilizando, por exemplo, os quadros interactivos. O acesso a esta plataforma será feito mediante um registo gratuito, sendo que é já possível, experimentar alguns dos exercícios disponíveis para os vários níveis (incluindo Língua Portuguesa não materna).