3 de setembro de 2010

Lido na Lusa : Português conquista 1º lugar em hip-hop em campeonato mundial de Street Dancev

Lisboa, 02 set (Lusa) - O bailarino e coreógrafo português António Silva conquistou o primeiro lugar na categoria de solos de hip-hop do “UDO 2010 World Street Dance Championships”, que decorreu no final de agosto em Blackpool, no Reino Unido, foi hoje anunciado.

De acordo com Liliana Silva, agente do bailarino de 30 anos, nascido no Porto, nesta competição, que decorreu entre 27 e 30 de agosto, participaram cerca de 900 concorrentes de todo o mundo.

O campeonato é organizado pela UDO - United Dance Organization do Reino Unido, onde António Silva se deslocou com o seu grupo de dança, os NextLevel, uma equipa de bailarinos portugueses de street dance.

Ainda de acordo com a agente, as irmãs gémeas Ana Paula e Ana Sofia Rodrigues - também membros do grupo NextLevel - conquistaram igualmente o segundo lugar nas provas de duplas e de quadras (dois e quatro bailarinos a dançar ao mesmo tempo).

"Esta foi a melhor qualificação de sempre da presença portuguesa na competição no Reino Unido", assinalou a agente do grupo comentando que naquele país e nos Estados Unidos "há um grande apoio ao street dance, ao contrário do que acontece em Portugal".

Nascido no Porto, António Silva começou a aprender dança jazz aos sete anos na Associação Recreativa Restauradores do Bras-Oleiro, onde foi aluno da professora Cristina Sampaio, e prosseguiu depois os estudos em ballet e dança contemporânea na escola Ginasiano, em Gaia.

Só anos mais tarde começou a praticar hip-hop na Suécia, regressou a Portugal e foi aluno de Raul Pereira, e mais tarde de Patrick Chen, bailarino norte-americano que já atuou com artistas como Janet Jackson e Justin timberlake.

António Silva fundou o grupo NextLevel, é coreógrafo e formador em street dance.