8 de outubro de 2010

Perto de 4 milhões de visitantes no pavilhão de Portugal na Xangai Expo 2010

O número de visitantes do pavilhão de Portugal na Expo2010, em Xangai, deverá atingir os quatro milhões no fim-de-semana, um recorde na história da participação portuguesa em exposições universais“Só faltarão cerca de 50.000 para chegar aos quatro milhões. Nunca um pavilhão de Portugal [em exposições universais] teve tantos visitantes”, disse hoje à Lusa um responsável do pavilhão português.

Desde há um mês, uma média de 30 mil pessoas visita diariamente o pavilhão português, um edifício de 2000 metros quadrados, revestido de cortiça, cujo conteúdo evoca os 500 anos de contactos Portugal-China e a actual aposta portuguesa nas energias renováveis.

No início da Expo2010, a 1 de maio, os responsáveis portugueses previam três milhões de visitantes durante os seis meses do certame, mas esse número foi atingindo a 6 de Setembro.

A Expo 2010, dedicada ao tema “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), decorre até 31 de Outubro numa área de 528 hectares (dez vezes a Expo 98, em Lisboa), ao longo das duas margens do rio de atravessa Xangai.

É a maior exposição universal de sempre, com a participação de mais de 240 países e organizações internacionais.

Portugal apresenta-se como “uma praça para o mundo e um mundo de energias”, procurando valorizar a sua posição geo-estratégica (“porta atlântica da Europa”) e promover o “espírito inovador dos portugueses”.

Pelos inquéritos realizados à saída do pavilhão, são essas também “as mensagens que mais tocam os visitantes”, indicou o comissário geral de Portugal, Rolando Borges Martins, quando a afluência chegou aos três milhões.

No final da visita, a imagem que sobressai de Portugal é a do “país europeu com uma mais longa relação pacífica com a China, que tem hoje um compromisso forte com as energias renováveis e que é um grande produtor de cortiça”, disse Rolando Borges Martins.