21 de outubro de 2010

Lido no DN : Que livros lia Fernando Pessoa?


Os cerca de 1140 livros que enchiam as estantes do poeta Fernando Pessoa podem, a partir de hoje, ser vistos 'online'.

"Ah, a verdade talvez seja aquilo que menos pesa...", escreveu Fernando Pessoa na página de rosto do livro Instituições Elementares da Retórica. Esta e outras anotações, sublinhados, pontos de interrogação, comentários na parte interior das capas são algumas das preciosidades que podem, a partir de hoje, ser vistas online.

A Casa Fernando Pessoa digitalizou os 1140 volumes, e todos os géneros e em vários idiomas, que compunham a biblioteca pessoal do poeta. Esta terá tido muitos mais livros, mas Pessoa ter-se-á desfeito ou vendido alguns e outros ter-se-ão perdido no tempo. Porém, os que sobraram podem, a partir de hoje, ser vistos, página a página, na Internet. Entre eles encontram-se obras de sociologia, religião, trigonometria, muitos livros de autores ingleses, como as obras poéticas de Keats. Nestas pode ver-se sublinhado o verso "A thing of beauty is a joy for ever" (o belo é uma alegria para sempre) com a palavra "good" ao lado, escrita numa letra desenhada e redonda.

Realizada por uma equipa internacional de investigadores coordenada por Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari. Esta digitalização coloca assim no ciberespaço cada uma das páginas dos livros que, neste momento, estão numa cave da Casa Fernando Pessoa, à qual o público não tem acesso.

"Procurámos tornar acessível e simples a compreensão da biblioteca no seu todo - que está classificada por categorias temáticas - e a consulta de cada livro. Destacámos as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa - ensaios e poemas. Trata-se de uma biblioteca aberta ao infinito da interpretação", explica Inês Pedrosa, directora da instituição.

No ano em que se comemoram os 120 anos do escritor e quando nos aproximamos dos 75 anos da sua morte (30 de Novembro de 1935), a Casa Fernando Pessoa organiza o II Congresso Internacional dedicado ao poeta.

O evento, que decorrerá no Teatro Aberto, em Lisboa, de 23 a 25 de Novembro, tem como objectivo "criar um diálogo entre os especialistas da obra de Pessoa e os criadores que nela se inspiram - poetas, pintores, músicos, cineastas". O ensaísta e músico brasileiro José Miguel Wisnik proferirá a conferência inaugural. A de encerramento estará a cargo do filósofo José Gil. Serão ainda homenageados o filósofo Eduardo Lourenço, José Saramago e Maria Aliete Galhoz.