21 de outubro de 2010

Lido no Público : Todos os portugueses medalhados nas Olimpíadas de Física


Foi uma das melhores participações portuguesas de sempre. Professor diz que tem crescido interesse por estas competições entre os alunos do secundário.

A equipa portuguesa que participou nas XV Olimpíadas Ibero-Americanas de Física (OIbF), na cidade do Panamá, conquistou uma medalha de ouro e três medalhas de bronze. "Foi uma das melhores participações portuguesas de sempre", afirma José António Paixão, um dos professores que acompanharam os alunos.

Nestas olimpíadas participam pré-universitários. Este ano, de 26 de Setembro a 3 de Outubro, 71 estudantes de 18 países ibero-americanos entraram na competição. A equipa brasileira conquistou os melhores resultados, com quatro medalhas de ouro. Portugal ficou num dos primeiros lugares e conseguiu a segunda melhor classificação de sempre.

João Carlos Moreira tem 18 anos e estudou na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria. O jovem conquistou a única medalha de ouro portuguesa. "Senti muita alegria, orgulho no que fiz e fiquei contente pelo facto de o trabalho não ter sido em vão". Joaquim Salgueiro, que estudou na Alves Martins, em Viseu, Francisco Huhn, que frequentou a Sá da Bandeira, em Santarém, e Pedro Pereira, que terminou o 12.º na João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, conquistaram medalhas de bronze.

Para José António Paixão, a dificuldade das provas contribui para que o balanço da participação portuguesa seja ainda melhor. "Já estive presente em várias competições e o grau de exigência deste ano foi um dos maiores", afirma. João Moreira obteve 44,88 pontos em 50, resultado que o professor qualifica de "notável".

"O interesse pela Física vem de há muito tempo e foram os professores que o incutiram em mim", diz João Moreira, um dos melhores alunos da sua turma, em Física.

Segundo José António Paixão, o desempenho de Portugal tem melhorado e o interesse dos jovens pelas competições de Física tem crescido. "Há mais de 15 anos de OIbF e tem havido interesse crescente por estas competições", afirma o professor, que acredita que os portugueses tam- bém podem ser bons na área. "Quando trabalhamos com jovens com talento e motivação, conseguimos tão bons desempenhos como os de outros países".

Os participantes das OIbF são seleccionados pela Sociedade Portuguesa de Física. Os vinte melhores classificados na competição nacional são convidados a participar em actividades de preparação, na escola Quark!, na Universidade de Coimbra.