21 de outubro de 2010

Lido no Público : Seis portugueses ganham bolsas de investigação europeias


Seis portugueses vão ganhar até dois milhões de euros numa bolsa dada pelo Conselho Europeu de Investigação, que premeia os melhores projectos a serem realizados na Europa. Ao todo, foram escolhidos 427 projectos, do total de 2873 candidaturas. As bolsas vão totalizar 580 milhões de euros.

Os países que receberam mais bolsas foram o Reino Unido, a França e a Dinamarca, respectivamente com 79, 71 e 67. As áreas de investigação dividiam-se em Ciências da Vida, Ciências Físicas e Engenharia e Ciências Sociais e Humanidades.

Cinco das seis bolsas recebidas por cientistas portugueses foram nas áreas das Ciências da Vida. Maria Teresa Teixeira, Isabel Gordo e Mónica Bettencourt Dias do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, tiveram fundos pelos projectos sobre os telómeros dos cromossomas, a adaptação dos micróbios ao ecossistema e estruturas celulares denominadas centríolos.

Hélder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular no Porto recebeu uma bolsa por um projecto sobre a regulação dos cromossomas. Bruno Miguel Santos do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, ganhou a bolsa pelo projecto que vai estudar células do sistema imunitário.

Vitor Manuel Cardoso, do Instituto Superior Técnico, foi o único cientista a receber uma bolsa na área das Ciências Físicas e Engenharia, por um projecto para estudar os buracos negros.

Uma das maiores críticas feitas às bolsas dadas pela CEA é a burocracia necessária para os investigadores se candidatarem.