9 de novembro de 2010

Universidade Técnica de Lisboa atribui Honoris Causa a Siza Vieira


O arquitecto e Prémio Pritzker português Álvaro Siza Vieira vai ser distinguido esta quinta-feira com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL).

Em comunicado, a UTL explica que decidiu distinguir Siza Vieria como forma de reconhecimento do seu percurso de cidadão e da projecção nacional e internacional da sua obra arquitectónica, considerando-o uma das referências mais marcantes da Arquitectura e da Cultura Contemporânea.

Ao longo da sua carreira, com mais de 50 anos, Álvaro Siza Vieira recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique atribuída pela Presidência da República Portuguesa em 1999, a Medalha de Ouro da Fundação Alvar Aalto, em 1988, o Prémio Europeu de Arquitectura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies van der Rohe em 1998, e o Prémio Pritker em 1992. A sua obra foi exposta em várias cidades mundias, como são os casos de Copenhaga, Veneza, Milão, Helsínquia, Paris, Londres, Amesterdão, Delft, Berlim, Cambridge, Nova Iorque, Paris, Barcelona, São Paulo, Toulouse Yokohama, Bruxelas, e em locais de tanto prestigio como o Museu Alvar Aalto, o Centro Georges Pompidou de Paris e a Universidade de Columbia em Nova Iorque.

A sua lista de obras inclui trabalhos como o Pavilhão de Portugal na Expo 98, o Metro do Porto e o Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves no Porto.

Natural de Matosinhos, Siza Vieira é dos arquitectos nacionais mais reconhecidos internacionalmente. No ano passado, o jornal britânico "The Guardian" definiu o profissional como “um dos melhores arquitectos do mundo”. No mesmo ano, Siza Vieira foi condecorado com a Royal Gold Medal for Architecture 2009, atribuída pelo Royal Institute of British Architects, em nome da Rainha Isabel II.