2 de novembro de 2010

Aviação: EasyJet e Ryanair inauguram domingo novas rotas a partir de Lisboa, Porto e Faro - a partir de 28 de março, para La Rochelle

Porto, 30 out (Lusa) – A companhia aérea de baixo custo EasyJet inaugura domingo uma rota diária entre Lisboa e Barcelona, enquanto a concorrente Ryanair começa a voar entre o Porto e Barcelona (El Prat), Bolonha, Rodez e Londres (Gatwick) e de Faro para Gatwick.

A nova rota da EasyJet para Barcelona segue-se às recentemente inauguradas para Toulouse e Edimburgo, e eleva para 16 os destinos da transportadora britânica a partir de Lisboa.

A rota realiza-se com um voo diário de segunda feira a domingo, com o custo mínimo de 19,99 euros (ida) e 17,99 euros (regresso) por percurso, competindo com os voos que a TAP e a Ibéria possuem também para a capital da Catalunha.

Com o recente anúncio de criação, a partir do inverno de 2011, de uma base na capital portuguesa (um investimento de 300 milhões de euros que permitirá criar 2.000 empregos diretos e indiretos), a EasyJet pretende depois juntar mais 10 novas rotas à partida da Portela.

Conforme foi referido na apresentação da nova base, os destinos destas novas rotas serão definidos até à próxima primavera, mas deverão ser cidades com interesse turístico e empresarial, sendo as cidades marroquinas algumas das possibilidades.

Durante a época de inverno, que hoje começa, a EasyJet passa também a voar, duas vezes por semana (às terças e sábados), entre Faro e Belfast.

Também no domingo, a ‘low cost’ irlandesa Ryanair, que em Portugal tem bases nos aeroportos do Porto e de Faro, começa a voar da cidade nortenha para Barcelona (El Prat), Bolonha, Rodez e Londres (Gatwick), e de Faro para a capital britânica.

A estes voos juntam-se, a partir de segunda feira, novas ligações entre o Porto, Maastricht e Bremen, e, a partir de terça feira, entre o Porto e Marraquexe, Munich West (Memmingem) e Valência.

A ligação entre o Porto e Gatwick ocorrerá cinco vezes por semana, enquanto as partidas de Faro se ficarão pelas quatro frequências semanais.

Já as ligações ao aeroporto El Prat (Barcelona) vai iniciar-se com 14 voos semanais, para Bolonha, Marraqueche, Munique e Valência com três e para Bremen e Maastricht com dois.

A partir de 11 de janeiro de 2011 a Ryanair passará ainda a voar para Roma Ciampino e, a partir de 28 de março, para La Rochelle, em ambos os casos com duas frequências semanais.