Lisboa, 26 nov (Lusa) - O filme "Mistérios de Lisboa", do chileno Raúl Ruiz e produzido por Paulo Branco, está nomeado para o prémio francês de cinema Louis Delluc, revelou hoje a produtora Clap Filmes.
O prémio Louis Delluc, criado em 1937, é atribuído por um grupo de personalidades e críticos do cinema francês e é atualmente presidido por Gille Jacob, presidente do festival de cinema de Cannes.
Além de "Mistérios de Lisboa", que tem produção luso-francesa, estão ainda nomeados "Carlos", de Olivier Assayas, "Dos homens e dos deuses", de Xavier Beauvois, "O escritor fantasma", de Roman Polanski, "Tournée", de Mathieu Amalric, "White material", de Claire Denis, "Des filles en noir", de Jean-Paul Civeyrac, e "La princesse de Monpensier", de Bertrand Tavernier.
Com mais de quatro horas de duração, "Mistérios de Lisboa" é uma adaptação para cinema de um romance homónimo de Camilo Castelo Branco, um fresco sobre a sociedade portuguesa de finais do século XIX, protagonizado por um extenso grupo de atores portugueses e franceses.
O filme, que valeu ao realizador chileno Raúl Ruiz um prémio no festival de San Sebastian, em Espanha, estreou-se nos cinemas em meados de outubro, está ainda em cartaz, tendo já somado cerca de onze mil espetadores.
"Mistérios de Lisboa", um dos mais ambiciosos projetos do cinema português, com um orçamento de 2,5 milhões de euros, será ainda exibido na RTP em formato minisérie de seis episódios.
Os vencedores, de melhor filme e melhor primeira obra, do prémio Louis Delluc serão conhecidos a 17 de dezembro.
Em 2009, o prémio Louis Delluc foi atribuído a "Um profeta", de Jacques Audiard.