9 de novembro de 2010

Literatura: Júlio Magalhães apresenta novo livro sobre emigrantes portugueses em França


Porto, 09 nov (Lusa) – O jornalista Júlio Magalhães apresentou, na noite de segunda feira, no Porto, o seu novo e terceiro livro “Longe do meu coração” que ao longo de mais de 200 páginas conta a história de Joaquim, um emigrante português em França.

“Este é um livro sedeado na década de 60, ainda sobre a história mais recente de Portugal, uma década da qual se falou pouco e que tem muito a ver com os livros anteriores”, adiantou à Lusa o diretor de informação da TVI.

A obra, referiu, lembra “portugueses que partiram em busca de uma vida melhor, uns por necessidade, outros por obrigações da vida”.

“Por exemplo, muitos emigrantes foram para França naquela altura ou para o resto da Europa para fugirem à guerra colonial. Mas todos tinham o mesmo objetivo, irem em busca de uma vida melhor”, salientou.

Tal como nos livros anteriores – “Os Retornados” e “Um amor em tempos de guerra” – a nova obra trata “temas tabu não só por causa das dificuldades do país mas também pelas dificuldades das pessoas”.

Muitos emigrantes, disse Júlio Magalhães, “nunca quiseram contar aquilo por que passaram para agora terem outra vida”, razão pela qual “o país não tem noção do que foi a ida de milhares de pessoas para França e as circunstâncias em que viveram nos primeiros tempos”.

Frisando que não se considera um escritor, mas “um jornalista que escreve histórias”, Júlio Magalhães confessou que a partir do momento em que acaba de escrever um livro “não lhe quer tocar mais”.

“Nunca li nenhum já em livro. Se eu lesse um livro meu, não me achava escritor”, brincou.

Júlio Magalhães admitiu que irá continuar a escrever, até porque esta é uma atividade que lhe dá “um gozo tremendo”, e sempre sobre temas que conhece, assentes em histórias verídicas.

“Arranjei aqui uma boa almofada para a minha vida que gosto imenso”, salientou o jornalista.