30 de junho de 2011

Vila Real: UTAD cria aplicação para telemóveis que permite pedir socorro sem fazer uma chamada telefónica

Vila Real, 30 jun (Lusa) – Uma equipa de investigadores da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Vila Real criou uma aplicação para telemóveis que permite pedir socorro sem efetuar uma chamada telefónica.

O projeto “SOS Phone” desenvolvido por duas alunas e dois professores no âmbito de um trabalho académico, teve por objetivo “facultar às pessoas uma ferramenta de pedido de ajuda sem recurso à voz e sem ter de realizar uma chamada telefónica”, explicou à Lusa Benjamin Fonseca, professor do departamento de Engenharia.

A aplicação, explicou, permite descrever diferentes situações de emergência selecionando ícones com o dedo num ecrã de telemóvel tátil, possibilitando um relato “muito rápido” do sucedido, evitando um “longo” questionário que caracteriza as chamadas de emergência.

No final, acrescentou, é enviada uma mensagem escrita para a sede de emergência com o código correspondente à situação descrita, tal como as coordenadas de localização do utilizador para possibilitar uma rápida assistência.

A mensagem enviada para a central de emergência vai codificada, mas é descodificada automaticamente e visualizada de forma descritiva.

Segundo Benjamin Fonseca, dependendo da situação a reportar o processo é “muito rápido” podendo oscilar entre alguns segundos e um ou dois minutos.

Esta aplicação para telemóveis é, disse o investigador, essencialmente útil às pessoas idosas, com surdez e que em situações de pânico não conseguem ter um discurso coerente devido ao seu estado de saúde.

Por isso, “não precisam de falar, nem de redigir mensagens escritas, basta apenas selecionar opções pictográficas associadas aos aspetos a relatar”.

Por exemplo, relatou o docente, “se as pessoas estiverem a ter um ataque cardíaco carregam na imagem do coração, se for um acidente de viação clicam no carro e, assim, sucessivamente”.

Benjamin Fonseca salientou ainda que para além desta informação, as pessoas têm ainda a possibilidade de dizer qual o número e o sexo das vitimas.

A apresentação pública do "SOS Phone" acontecerá sábado no Centro Comercial Dolce Vita Douro, entre as 10:00 e as 23:00, onde serão encenadas situações de emergência para sensibilizar as pessoas para “coisas tão simples como pedir socorro”, disse o investigador.