16 de junho de 2011

Livros: Russos, portugueses e um bife strogonoff na "Saga dos Portugueses na Rússia"

Lisboa, 16 Jun (Lusa) – As relações entre Portugal e Rússia são o tema base do livro “Saga dos Portugueses na Rússia” do qual constam relatos “curiosos” como as ligações entre as descendente da Marquesa de Alorna e o poeta russo Alexandre Pushkin.

José Milhazes, jornalista da agência Lusa em Moscovo, é o autor do livro que incide sobre as relações a nível cultural, político, religioso e diplomático entre Portugal e Rússia, e que vai ser apresentada na sexta-feira à tarde na livraria da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, no Porto.

Os primeiros contactos oficiais entre Portugal e Rússia, na primeira metade do século XVIII, ou aqueles que foram mantidos pelos dois países situados nos extremos do continente europeu ainda antes de ambos se tornarem Estados são também referidos na obra, a apresentar por Jorge Alves, catedrático do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Ao longo das quase 400 páginas, o jornalista e historiador vai “relatando e retratando contactos caricatos e curiosos entre portugueses e russos, nomeadamente a relação entre a filha e neta da poetisa portuguesa Marquesa de Alorna (1750/1839), e o maior poeta russo, Alexandre Pushkin, (1799/1837) ou de António Vieira (1682/1745), o primeiro chefe da polícia de São Petersburgo", acrescentou.

É também referido o facto da filha da Marquesa de Alorna ter criado, na Rússia, o bife strogonoff que acabou por se popularizar em tudo o mundo.

“Reflexos da Revolução Republicana Portuguesa (1910) na Rússia” é o capítulo com que José Milhazes encerra “propositadamente” o livro porque o século XX é “muito específico” e por “não ter passado tempo suficiente para se fazer análise histórica com o distanciamento necessário", argumentou.

Questionado sobre se não terá sido uma opção consciente de forma a poder retomar o estudo daquele século num outro livro, o autor admitiu que sim.

Nascido em outubro de 1958 na Póvoa de Varzim, José Milhazes – que já tem outros títulos publicados - foi viver para a então URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1977. Em 1983 licenciou-se em História na Universidade Estatal de Moscovo e em 2008 doutorou-se na Faculdade de Letras da UP, com a tese “Influência das Ideias Liberais e Portuguesas na Rússia”.