27 de junho de 2011

S. Pedro: Celebrações de santo popular marcadas pelo recuperar de antigas tradições

Lisboa, 23 jun (Lusa) - Padroeiro dos pescadores, S. Pedro é festejado a 29 de Junho em 18 concelhos do país onde, a par com a sardinha assada e as marchas populares se recriam tradições como as cavalhadas ou as rusgas.

Cavaleiros, lanceiros, despenseiros e corneteiros vestidos de branco com capas e faixas vermelhas, montados em luzidios cavalos personificam, dia 29, a recuperação da velha tradição das cavalhadas de São Pedro, na Ribeira Grande (Açores), um dos pontos altos das festas concelhias que comemoram a elevação da vila a cidade, há 30 anos.

Já na Póvoa do Varzim, a recriação das rusgas caberá às crianças dos jardins de infância do concelho que, dia 27 serão os protagonistas da iniciativa " S. Pedrinho e a Pequenada", num desfile em que envergando trajes tradicionais, cantam músicas típicas e imitam coreografias recriando a tradição poveira.

Nessa noite, serão também inaugurados os tronos espalhados pelos seis bairros da cidade (Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Sul e Matriz) que simbolizam a veneração da comunidade ao Santo festejado até 3 de julho com muitos os momentos de animação, desporto e tradições religiosas.

No Montijo, onde o santo é celebrado na "Festa dos Pescadores, a tradição ocupa lugar de destaque na “lavagem” com charanga, de entre um programa que incluiu também largadas de toiros e a procissão fluvial e noturna de São Pedro.

Na vila piscatória de Ribeira Brava (Madeira), S. Pedro é comemorado com uma procissão de barcos no mar (transportando a imagem do santo), decorados com flores e instrumentos de pesca. A centenária dança das espadas é outra das emblemáticas atrações da festividade

As celebrações assentes na gastronomia, artesanato, música e desporto, multiplicam-se com mais ou menos variantes nos 18 concelhos (Alfândega da Fé, Bombarral, Castro Daire, Castro Verde, Celorico de Basto, Évora, Felgueiras, Lajes do Pico, Macedo de Cavaleiros, Montijo, Penedono, Porto de Mós, Póvoa de Varzim, Ribeira Brava, Ribeira Grande, São Pedro do Sul, Seixal e Sintra) que escolheram para padroeiro o santo popular associado aos pescadores.

Com as marchas populares e a sardinha assada a marcar lugar nalguns programas, o que não falta mesmo é música e animação para todos os gostos.

Luís Represas, Jorge Palma, Tony Carreira, Quim Barreiros ou Toy são alguns dos artistas veteranos que sobem a palcos por onde vão também passar jovens revelações como Rui Bandeira (vencedor do Festival da canção) ou grupos mais tradicionais como o Grupo de Cantares de Lafões.

Da festa fazem ainda parte, na maioria dos concelhos, comemorações solenes marcadas por atribuição de medalhas e inaugurações concelhias.