27 de junho de 2011

Livros: Almedina apresenta na terça-feira obra "Reforma e Reformados", de António Fonseca


Porto, 27 jun (Lusa) – As Edições Almedina lançam na terça-feira, em Gaia, a obra de António Fonseca “Reforma e Reformados”, um livro que aborda a questão da passagem à reforma e as vivências nessa condição.

Em declarações à agência Lusa, António Fonseca, psicólogo e docente da Universidade Católica no Porto, afirmou que, hoje em dia, “a passagem à reforma é fácil, não traz nenhum stress acrescido”.

Contudo, salientou, é preciso que estejam reunidas duas condições: “saúde e a garantia de ter pensão”.

Quanto à questão financeira, disse, esta condição “poderá alterar-se”, uma vez que poderão ocorrer “cortes nas pensões” e porque se levanta a questão da “insustentabilidade da Segurança Social”.

Nesta obra, com 140 páginas, o autor relata também quais são, afinal, os desafios que se colocam aos reformados, destacando a necessidade de se manterem ativos.

“Isto não é necessariamente sinónimo de voltar a trabalhar, mas é o evitar a armadilha do relógio social”, frisou, acrescentando que o que interessa é procurar “manter-se envolvido, inserido nas suas redes sociais”.

Para António Fonseca, de 46 anos, o significado da palavra reformado é hoje muito diferente, sendo necessário perceber que a questão da longevidade se torna essencial.

“Uma pessoa que se reforme entre os 55 e os 65 anos ainda tem muito tempo pela frente e isto não acontecia há 40 anos”, sublinhou.

Esta obra, que surgirá nas bancas com um custo de 12 euros, destina-se “a pessoas com interesse pelas questões das ciências sociais e humanas”, mas também “ao mundo académico ligado à sociologia e psicologia, entre outras áreas”, considerou o autor.

O professor é detentor de um vasto currículo ligado às áreas de Bem-Estar Psicológico, Qualidade de Vida e Envelhecimento, pelo que esta obra surge como uma reflexão baseada na sua experiência académica.