8 de junho de 2011

Literatura: UC lança nova revista de estudos literários

Coimbra, 08 jun (Lusa) – Recuperar a tradição das revistas de estudos literários na Universidade de Coimbra e criar um espaço de reflexão sobre o ensino da literatura são objetivos de uma nova publicação que quinta-feira é apresentada.

Da responsabilidade do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra, a Revista de Estudos Literários pretende dar sequência às extintas Revista de História Literária (1962-1975), fundada e dirigida por Álvaro Júlio da Costa Pimpão, e a Cadernos de Literatura (1978 a 1986), com a direção de Andrée Crabbé Rocha.

“Era uma necessidade, numa faculdade onde os estudos literários têm tanta importância”, declarou à agência Lusa António Apolinário Lourenço, coordenador desta edição inaugural, em conjunto com o seu colega docente Osvaldo Manuel Silvestre.

Desde a fundação do Centro de Língua Portuguesa, há cerca de seis anos, que a criação de uma revista era objetivo, que só agora foi possível concretizar, acrescentou.

A Revista de Estudos Literários, de periodicidade anual, neste primeiro número é dedicada a “Os Estudos Literários em Portugal no Século XX”, mas em cada edição haverá um tema principal diferente.

Os próximos números – revelou António Apolinário Lourenço – terão como temas gerais “O Futuro da Literatura”, “O Ensino da Literatura” e “Literaturas Africanas”.

Além de um tema principal, a revista apresenta ainda Secção Não-Temática, Profissão (uma reflexão sobre o trabalho do investigador e do docente), Arquivo (onde recupera alguns textos históricos, relevantes da tradição crítica) e Recensões (exclusivamente para obras ensaísticas, críticas ou didáticas que não suscitam tratamento na comunicação social).

Num texto de apresentação, o diretor da revista, José Augusto Cardoso Bernardes, diz que ela surge para criar um espaço de reflexão sobre os estudos literários, nomeadamente sobre a crise que afeta a área das Humanidades.

“Enquanto entidade especificamente centrada na investigação do fenómeno literário, o Centro de Literatura Portuguesa deve (pre) ocupar-se como o estado geral dos estudos literários, com a sua evolução recente, com os caminhos novos que se lhe abrem e com o contributo que deles se espera para o reordenamento das Humanidades e do Conhecimento, em geral”, sublinha o diretor.

Rosa Maria Goulart, Carlos da Cunha, Vieira Pimentel, Pires Laranjeira, Helena Carvalhão Buescu, António Apolinário Lourenço, Gustavo Rubim, Ricardo Namora, Ofélia Paiva Monteiro, Burghard Baltrusch, Irene Fialho, Ana Luísa Amaral, António Sousa Ribeiro e Herculano Carvalho são os autores dos artigos incluídos nas perto de 500 páginas do número 1 da Revista de Estudos Literários.