15 de junho de 2011

Lido no DN : RDP apresenta webradio totalmente dedicada ao fado

A RDP-Antena 1 apresenta hoje, em Lisboa, um novo projeto de webrádio vocacionado em exclusivo para o fado, demonstrando um "envolvimento próximo e consistente" com a candidatura desta canção a Património Imaterial da Humanidade.

As afirmações são do diretor de programação da RDP, Rui Pêgo, que em declarações à Lusa afirmou que esta plataforma se insere numa política de "rádios estratégicas e de oportunidade".

Esta política da emissora pública, levou já à colocação on-line das rádios República, Mozart, Vivacci, Antena 3 Rock, Antena 3 Dance, entre outras.

Referindo-se à Antena 1 Fado, Rui Pêgo, afirmou que se trata de "acomodar conteúdos que a Antena 1 disponibiliza diariamente, relacionados com o fado, assim como aproveitar e pôr à disposição do público em geral o arquivo tremendo que a RDP tem".

A Antena 1 Fado poderá ser escutada no computador, no iphone ou no telemóvel, através do endereço http://www.rtp.pt/wportal/popups/player_dalet.php?canal=antena1fado e é hoje apresentada pelas 12:30 no Museu do Fado, em Lisboa.

Esta aposta da estação pública faz todo o sentido "na medida em que o fado é uma música matricial da nossa cultura", defendeu Rui Pego.

A coordenação executiva desta nova rádio é do diretor-adjunto de Programação da RDP, Jorge Alexandre Lopes.

A Antena 1 Fado, segundo Rui Pêgo, "é vocacionada para três comunidades: os portugueses que residem no estrangeiro, os estrangeiros que falam português e os que se comovem a ouvir cantar o fado sem perceberem uma palavra de português"

Com a Rádio Fado, a Antena 1 coloca também em plataforma Web a Rádio Ópera, disse o responsável.

A apresentação de Antena 1 Fado na Web conta com a presença de Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, do musicólogo Rui Vieira Nery, membro da Comissão Científica da candidatura, e do editor discográfico, David Ferreira. Na cerimónia, entre outros participam os fadistas Fábia Rebordão, Rodrigo Costa Félix, Miguel Brito Rebelo e Joana Amendoeira.