21 de junho de 2011

Santos Populares: São João bate Santo António e São Pedro em feriados municipais


Porto, 21 jun /(Lusa) – Trinta e quatro concelhos portugueses têm como feriado municipal o dia de São João, 24 de junho, mais do que todas as terras que comemoram São Pedro (17 municípios) e Santo António (14).

São João, que se comemora no dia 24 de junho - o mesmo dia da Batalha de São Mamede, feriado em Guimarães - é mesmo a data que é utilizada por mais concelhos como feriado municipal, num ranking que tem como segundo lugar a Quinta-feira da Ascensão (30 municípios), só depois se seguindo os feriados municipais de São Pedro (17). Santo António, o padroeiro da capital e feriado em mais 13 outros concelhos, nem sequer consegue entrar nas medalhas, quedando-se pelo quarto lugar.

“Está tudo ligado ao solstício”, disse à agência Lusa o sociólogo das religiões Moisés Espírito Santo, explicando que “no passado mais arcaico o S. João era a grande festa nacional” do país, tendo a celebração dos outros santos surgido “por contágio”.

Moisés Espírito Santo realçou que as festas populares em torno do solstício de verão têm raízes bastante antigas no culto do sol: “Eram festas muito barulhentas, muito cansativas. As pessoas não conseguiam ir trabalhar no dia seguinte e, por isso, passaram depois a ser feriados municipais”.

O professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa referiu que “acontece a mesma coisa com a Quinta-feira de Ascensão”, também conhecida como “Quinta-feira das espigas”, tradição popular associada à celebração da vida.

Apesar da ligação a datas religiosas, os dias mais escolhidos para feriados municipais têm origem em festas pagãs.

“A festa de S. João é uma festa pagã mascarada”, disse à Lusa o historiador Helder Pacheco, destacando a “habilidade” da Igreja Católica em celebrar S. João Baptista no dia do seu nascimento, mais próximo do solstício, e não na morte, como habitualmente acontece com os santos.

Além do Porto, o dia de S. João é feriado municipal em vários outros concelhos do norte, como Gaia, Vila do Conde, Valongo, Braga e Terras de Bouro, mas também em muitos municípios de todas as regiões do país.

Angra do Heroísmo, Horta, Porto Santo, Calheta, Figueira da Foz, Tavira, Moura, Almada, Alcácer do Sal, Lousã, Lourinhã, Alcochete, S. João da Pesqueira, Armamar, Castelo de Paiva, Sertã, Tabuaço e Mértola são outros municípios que têm 24 de junho como feriado municipal.

Completam a lista Almodôvar, Arronches, Castro Marim, Cinfães, Figueiró dos Vinhos, Moimenta da Beira, Nelas, Santa Cruz das Flores, Vila Franca do Campo e Vila do Porto.