8 de junho de 2011

Inovação: COTEC elege o empreendedor da diáspora entre mais de uma centena de candidatos de 30 países

Porto, 08 jun (Lusa) – A COTEC Portugal atribui hoje pela quarta vez o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora, um galardão que pretende distinguir cidadãos portugueses que constituem exemplos de integração e ser um estímulo à cooperação entre Portugal e os países de acolhimento.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente do júri, Filipe de Botton, adiantou que este ano candidataram-se 112 empreendedores portugueses a residir em 30 países, nos cinco continentes, o que representa “um aumento de 40 por cento face ao ano anterior e significa que o prémio está a ganhar notoriedade”.

O membro da direção da COTEC – Agência Empresarial para a Inovação disse que “as candidaturas são de elevadíssima qualidade o que dificultou a escolha”, referindo tratar-se de “um prémio que aposta na resiliência, na persistência e no longo prazo”.

Na cerimónia a decorrer no Centro Cultural de Belém, que contará com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vão estar presentes cerca de 40 candidatos, sendo também uma oportunidade para contactarem com empresários de Portugal.

O presidente executivo da Logoplaste realçou que o evento “é uma oportunidade única para aumentar o grau de relacionamento entre os empresários em Portugal e os empreendedores que vivem fora de Portugal”, considerando que “os empresários portugueses a viver em Portugal têm tudo a ganhar em aumentar o grau de relacionamento com os portugueses a residir fora de Portugal”.

Dos 30 países representados na competição, destacam-se Brasil, Canadá, Estados Unidos e França e, pela primeira vez, participam portugueses a residir na África do Sul, México e Singapura.

Na edição de 2010, o vencedor foi Isidro de Jesus Fartaria, presidente da Titel Holding, um grupo ligado à indústria química e construção civil, com sede em França e presença em 11 países incluindo Portugal.

A COTEC Portugal foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a missão de promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país.

A COTEC é uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos seus Associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objectivos, através da realização de iniciativas em várias áreas. Desde o início da sua actividade que o cargo de Presidente da Assembleia-Geral tem sido exercido pelo Presidente da República.