1 de fevereiro de 2011

Portugal foi o país que mais cresceu no 'ranking' europeu da inovação

Lisboa, 01 fev (Lusa) - Portugal foi o país que mais cresceu na lista europeia de inovação, liderando a lista de países "moderadamente inovadores" e subindo uma posição na tabela geral dos 27 da União Europeia (UE), indicou hoje a Comissão Europeia.

Portugal subiu uma posição na lista europeia de inovação, ocupando agora a 15.ª posição na escala divulgada hoje pelo Innovation Union Scoreboard, em Bruxelas, que avaliou os 27 Estados-membros da UE.

De acordo com a publicação anual, Portugal foi o líder de crescimento dos países "moderadamente inovadores", apresentando-se também como o país com maior progresso na União Europeia no campo da inovação.

A melhoria, que resulta em concreto do Plano Tecnológico implementado em Portugal, traduziu-se numa taxa de crescimento superior à média europeia, com Portugal a ser o país dos 27 que mais progrediu num período temporal de cinco anos.

O trabalho da Comissão Europeia destaca Portugal no indicador "Novos doutorados por mil habitantes entre 25 e 34 anos", com o terceiro valor mais alto do estudo, e assinala ainda bons desempenhos nos indicadores "PMEs que inovaram no produto ou no processo" e "PMEs que introduziram inovação organizacional ou no marketing".

Portugal apresenta-se ainda bem posicionado nos critérios que medem o crescimento de indicadores como a Despesa I&D nas empresas, a percentagem dos jovens com idades entre 20 e 24 anos com pelo menos o Ensino secundário completo ou as PME inovadoras que colaboram com outras empresas.

A despesa pública (governamental e do Ensino Superior) em I&D, as receitas de licença e patentes a partir do estrangeiro e a venda de inovações novas para o mercado e novas para as empresas são elementos onde Portugal também se destaca.

A metodologia do trabalho considerou 25 indicadores distribuídos por oito dimensões de inovação agrupadas em três blocos, divisões desenhadas no sentido de acomodar a diversidade de modelos e processos de inovação que ocorrem em contextos nacionais diferentes.

A publicação utiliza as mais recentes estatísticas do Eurostat e outros organismos internacionalmente reconhecidos como fontes de análise, e os dados dizem respeito ao desempenho real em 2007 (quatro indicadores), 2008 (10 indicadores) e 2009 (10 indicadores).

Portugal integra o grupo de países "moderadamente inovadores", ao lado de países como Espanha, Polónia, Hungria, Grécia, República Checa ae Itália, entre outros, com números abaixo da média europeia.

Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Suécia são os quatro países que integram o grupo de "líderes de inovação" da União Europeia.

Na edição de 2009 do estudo, que então se chamava European Innovation Scoreboard, Portugal subiu também uma posição em relação ao ano anterior, ocupando a 16.ª posição.

Comparando com a edição de 2007, Portugal subiu sete posições, estando agora à frente de países como a Itália, Espanha e Grécia e encabeçando a tabela de países "moderadamente inovadores".