17 de fevereiro de 2011

Inovação: COTEC quer mais de 100 candidatos ao prémio para portugueses no estrangeiro

Lisboa, 17 fev (Lusa) - A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação quer ter mais de 100 candidatos na quarta edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que pretende reconhecer o trabalho dos portugueses no estrangeiro.

“Estamos a desenvolver esforços para termos mais de 100 candidatos. É o objetivo que fixámos e seria uma deceção não conseguir chegar lá”, disse Filipe de Botton, da direção da COTEC.

O prémio começou em 2008 com 65 candidaturas, recebeu 68 candidatos no ano seguinte e em 2010 teve 81.

Os Estados Unidos são o país que fornecem mais candidatos, seguindo-se o Brasil e França.

A decorrer pelo quarto ano, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa pretende premiar e divulgar os portugueses no estrangeiro que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor e inovador nas suas sociedades de acolhimento.

Outros dos objetivos é o de aproximar os empresários portugueses que residem em Portugal e no estrangeiro, através da promoção de encontros denominados “one by one”.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, Filipe de Botton admite que também este ano a COTEC terá de atribuir mais do que um prémio.

“Terá muito a ver com a avaliação das candidaturas. A qualidade dos candidatos e a dificuldade em escolher o vencedor levou a que houvesse dois vencedores nas duas primeiras edições”, explicou o também presidente do júri do Prémio.

Filipe de Botton acrescentou que “no ano passado surgiram vários candidatos na área social, o que levou o júri a atribuir uma menção honrosa nessa área”.

O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem mais uma vez o alto patrocínio do Presidente da República.

De acordo com o consultor para a Sociedade do Conhecimento da Casa Civil do Presidente da República, “é importante que Portugal conheça melhor o talento e o prestígio da comunidade portuguesa no estrangeiro”.

Jorge Portugal defendeu ainda que a diáspora pode ser “muito importante” para ajudar Portugal a enfrentar dois grandes desafios: a recuperação económica e a criação de emprego.

As candidaturas para o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa foram hoje abertas e decorrem até 26 de março no site www.cotecportugal.pt/diaspora.

Podem candidatar-se portugueses que residam no estrangeiro há mais de cinco anos.