7 de fevereiro de 2011

Exportações: Efacec acelera para carregar carros elétricos em todo o mundo

Porto, 07 fev (Lusa) - Enquanto a indústria automóvel lança os primeiros carros elétricos, a Efacec aposta na criação de infraestruturas de carregamento rápido para veículos movidos a eletricidade com o objetivo de ser um dos principais atores neste mercado.

“A Efacec quer posicionar-se como uma das primeiras empresas fornecedoras de infraestruturas de carregamento rápido para veículos elétricos a nível mundial”, afirmou à Lusa o presidente da comissão executiva, um desafio que vai apresentar na terça-feira, no Congresso das Exportações, em Santa Maria da Feira, organizado pela AICEP Portugal Global.

Em declarações à Lusa, Luís Filipe Pereira destacou que “Portugal tem tido um papel pioneiro [no setor da mobilidade elétrica], estando convicto que “tratando-se de um mercado nascente, pode vir a ter relevo no futuro. A mobilidade elétrica ainda está a nascer, mas a Efacec está a investigar, desenvolver para criar mais tarde um negócio que pode ser rentável e exportável".

A empresa está "a desenvolver tecnologia para o carregamento rápido do veículo elétrico, que é algo que pode ser exportado”, disse o presidente executivo do grupo Efacec, revelando “um acordo com a Nissan e com a Renault, para os carregadores mesmo fora de Portugal”.

No que se refere à mobilidade elétrica, a Efacec também integra o consórcio – com a Salvador Caetano – para o primeiro autocarro elétrico produzido em Portugal, um investimento de quatro milhões de euros, cujo primeiro protótipo estará concluído no final de fevereiro, prevendo-se que comece a transportar passageiros em abril.

Segundo Luís Filipe Pereira, a mobilidade elétrica comporta desafios na gestão da rede elétrica, um projeto no qual a empresa portuguesa também está a trabalhar com o desenvolvimento de tecnologia específica, em parceria com a EDP.

O presidente da CaetanoBus, da Salvador Caetano, José Ramos, que também integra o painel de discussão sobre “Energias renováveis e mobilidade elétrica”, realçou que “a aposta nacional nas energias renováveis e o esforço de investimento em infraestruturas potenciaram o projeto do autocarro elétrico nacional, o qual terá uma forte componente de exportação, quer para transporte citadino quer para aeroportos, o faz com que Portugal conquiste uma posição dianteira no desenvolvimento mundial da mobilidade elétrica".

O Governo português espera que o Congresso das Exportações, que se realiza na terça-feira, no Europarque, em Santa Maria da Feira, seja uma alavanca para a mobilização da economia e para uma maior cooperação estratégica entre grandes empresas e PME.

Classificado pelo ministro da Economia, Vieira da Silva, como “o encontro mais representativo jamais realizado no nosso país”, o evento reúne centenas de empresas e conta já com mais de mil participantes, numa altura em que a promoção do sector exportador é usado como uma das mais importantes bandeiras do Executivo para dinamizar a economia portuguesa.