7 de fevereiro de 2011

Lido no Público : Maria Alzira Seixo vence Prémio Vergílio Ferreira


A escritora Maria Alzira Seixo foi distinguida pela Universidade de Évora com o Prémio Vergílio Ferreira 2011, no valor de cinco mil euros. Ensaísta, crítica literária e professora catedrática, Maria Alzira Seixo, de 69 anos, é especialista em Literatura Francesa, Comparada e Portuguesa

Criado em 1997, o prémio distingue o conjunto da obra de escritores portugueses relevantes no âmbito da narrativa e do ensaio, contemplando anualmente propostas de candidatura oriundas de diversas universidades, nacionais e estrangeiras, onde se desenvolvam estudos de literatura e cultura portuguesas.

Este ano, a escolha foi unânime.

Na sua página online, a Universidade de Évora chama à atenção para a “vasta bibliografia publicada” da escritora, destacando títulos como “Para o Estudo da Expressão do Tempo no Romance Português Contemporâneo”, publicado em 1968, ou “Discursos do texto” de 1977, tendo-se seguido "Discursos do Texto" de 1977, "O Essencial sobre José Saramago" de 1987, "Lugares da ficção em José Saramago. O essencial e outros ensaios" de 1999 e "Os romances de António Lobo Antunes; análise, interpretação, resumos e guiões de leitura" de 2002.

A escritora, responsável pela atribuição do Doutoramento honoris causa a José Saramago, em 1999, é especialista em romance português contemporâneo e, em especial, na ficção de António Lobo Antunes.

O júri deste ano, presidido por José Alberto Machado, da Universidade de Évora, foi constituído por Fernando Gomes, responsável do departamento de Linguística e Literaturas, Fernanda Irene Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Paula Morão, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e pelo poeta e crítico literário Liberto Cruz.

Mia Couto, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio e Luísa Dacosta foram alguns dos escritores já distinguidos.