1 de fevereiro de 2011

Ensino superior: Universidade de Coimbra é a 10ª instituição europeia em visibilidade na Internet

Coimbra, 01 fev (Lusa) – A Universidade de Coimbra (UC) ocupa este ano o 10.º lugar a nível europeu entre as instituições do ensino superior que atingiram maior visibilidade na internet, foi hoje anunciado.

A nível mundial a UC está no 37º posto no ranking International Education Directory of Colleges and Universities, promovido pela 4 International Colleges & Universities (4ICU), que mede a visibilidade e presença na internet das instituições de Ensino Superior.

De acordo com uma nota de imprensa da Reitoria, nas 200 universidades mundiais com maior visibilidade na internet “a UC é a única instituição nacional”.

“Representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, declarou à agência Lusa o vice-reitor António Gomes Martins, frisando que é o resultado da “nova cara Web” que a UC adotou a partir de outubro de 2007, e do “modelo desconcentrado de gestão dos conteúdos” adotado.

Na sua perspetiva, é uma importante ajuda para a missão da instituição, ao facilitar na captação de alunos, especialmente de doutoramento, e proporcionar uma outra visibilidade para o desenvolvimento de parcerias entre investigadores.

A visibilidade na internet, as redes em que a instituição está inserida, e a procura por alunos de diversas latitudes são formas de afirmar internacionalmente a Universidade de Coimbra, acrescentou.

Este é o melhor resultado de sempre alcançado por uma universidade portuguesa, depois de a UC ter já atingido o 11.º e o 14.º lugares a nível europeu, em 2010 e 2009, respetivamente (39.º e 43.º no ranking mundial), sublinha a mesma nota de imprensa.

O sítio é assente numa estrutura que, por um lado, permite apresentar a universidade e as suas diferentes estruturas em todas as suas componentes, e, por outro, possibilita ao visitante o fácil acesso a informações sobre a atualidade, a história, as localizações ou os contactos da instituição.

A informação essencial é bilingue (português e inglês), e o sítio está construído de modo a permitir a leitura através de aplicações específicas, nomeadamente para invisuais.

O ranking da 4ICU inclui atualmente 10.000 institutos e universidades de 200 países. A Universidade de Coimbra tem vindo gradualmente a diversificar a sua presença na internet, com diversas contas institucionais no Facebook e Twitter, além da própria televisão web (UCV) e do espaço da no iTunes U, lançado em meados de janeiro passado.