17 de fevereiro de 2011

Comunidades: Portugueses e luso-descendentes em França divididos entre permanecer no país ou voltar – estudo

Lisboa, 17 fev (Lusa) – Quase metade dos portugueses e luso-descendentes que residem em França afirmam não querer voltar a Portugal, sendo que 42 por cento confessa que um dia pretende regressar ao seu país de origem, revela um estudo hoje divulgado.

O "Estudo das Comunidades Portuguesas em França, 2010", levado a cabo pela Fundação Vox Populi, foi realizado com base num inquérito a 275 famílias portuguesas ou luso-descendentes residentes em França.

De acordo com o documento, ao qual a Agência Lusa teve acesso, os portugueses e luso-descendentes em França "estão divididos entre permanecer no seu país de acolhimento (45 por cento) ou regressar a Portugal (42 por cento)".

Os que não pretendem regressar, alegam, maioritariamente, como razão para ficar o facto de terem família em França.

Já os emigrantes que pretendem regressar a Portugal, tencionam fazê-lo "com o objetivo de aproveitar o tempo da reforma (32 por cento), e pretendem concretizar esse desejo, em média, daqui a doze anos", adianta o estudo. No entanto, os entrevistados mais velhos, "com mais de 54 anos, pensam fazê-lo já daqui a quatro anos".

Para os portugueses e luso-descendentes inquiridos, a França é vista "como o país do trabalho, e Portugal como o país das férias".