15 de fevereiro de 2011

Portagens: Via Verde está a desenvolver solução que permite pagamento com cartão de crédito


Lisboa, 15 fev (Lusa) – A Via Verde está a desenvolver uma nova solução para o pagamento de portagens de condutores estrangeiros através do recurso ao cartão de crédito, avançou hoje o presidente do conselho de administração da empresa.

António de Sousa disse, num encontro com a imprensa, que se trata de “uma nova solução alternativa para veículos estrangeiros que envolve a utilização do cartão de crédito” e que deverá estar disponível antes do início da cobrança de portagens nas SCUT Beiras Litoral e Alta, Interior Norte, Beira Interior e Algarve, prevista para 15 de abril.

Com esta solução, “o condutor entra na fronteira, vai a uma área de serviço, aluga um dispositivo temporário para estrangeiros e paga com o cartão de crédito. Depois de utilizar o identificador, entrega-o, passa o cartão para debitar a caução e as passagens”, explicou.

Paralelamente, a Via Verde tem também “trabalhos avançados” para permitir a interoperabilidade ibérica, existindo já “vários contactos com operadoras" espanholas nesse sentido, de acordo com António de Sousa.

Este projeto de compatibilização entre os vários sistemas ibéricos permitirá que os portugueses e espanhóis apenas precisem de ter um único identificador para circular na rede de autoestradas dos dois países.

O presidente da Via Verde disse que “dois anos é um prazo perfeitamente suficiente” para a entrada em vigor deste sistema.

Bruxelas vai lançar um serviço eletrónico europeu de portagem (SEEP) que permita aos condutores pagar a taxa de utilização de autoestradas em toda a União Europeia (UE) utilizando apenas um serviço e equipamento.