22 de fevereiro de 2011

Energia: Portugal já atingiu 25 por cento da meta de eficiência energética até 2015

Lisboa, 22 fev (Lusa) - O secretário de Estado da Energia anunciou hoje que Portugal já atingiu 25 por cento da meta estabelecida até 2015 para aumentar a eficiência energética.

"As nossas informações permitem dizer que até ao final do primeiro semestre de 2010, atingimos os 25 por cento da nossa meta de 2015 [para a eficiência energética]. O que quer dizer que, não estando as contas ainda fechados, devemos estar muito perto do 1/3 do plano", disse hoje Carlos Zorrinho, no decorrer da cerimónia de atribuição de prémios a bolseiros da Galp precisamente para esta área.

O Programa Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE), que começou a ser aplicado em 2008, tem como objetivo a concretização de medidas de melhoria de eficiência energética equivalentes a 10 por cento do consumo final de energia, até 2015.

"Tendo Portugal atingido um terço em dois anos, nos próximos cinco atingiremos certamente a meta ou mais do que a meta. O que nos dá um grande conforto para a outra meta que estabelecemos, de cumprir a nossa parte da estratégia 20-20-20", acrescentou Zorrinho.

A estratégia europeia até 2020 é um compromisso assumido pelos Estados-membros de reduzir as emissões de CO2 em 20 por cento até 2020, a melhorar a eficiência energética em 20 por cento e a ter 20 por cento do seu consumo energético de fontes renováveis até 2020.

"Nas energias renováveis Portugal quer ter 31 por cento e não 20 por cento, já estamos com 25 por cento. Nas eficiência energética quer nas emissões queremos cumprir também a meta de 20 por cento e estamos perfeitamente no caminho", disse o secretário de Estado.

Por outro lado, Zorrinho disse que algumas áreas estão mais atrasadas do que outras na parte da eficiência energética.

"Isso não significa que tenhamos consciência que nalgumas áreas estamos a caminhar mais depressa, na indústria e na parte residencial e serviços, e noutras menos depressa, nos transportes e o Estado", apontou.